Aumentar a produtividade é um dos principais objetivos do produtor. A tecnologia na agricultura é um dos principais fatores que contribuem para o aumento da produtividade da cultura. Além disso, a utilização da agricultura inteligente traz benefícios adicionais para o produtor, que é a redução dos custos.
Veja mais sobre os conceitos e aplicações de agricultura inteligente a seguir.
A agricultura vai além do solo, sementes, plantio e colheita. A agricultura inteligente é uma forma de integrar novas tecnologias para otimizar processos, conectar, inovar e aumentar a lucratividade. A tecnologia presente em máquinas, equipamentos, sensores e outras soluções oferece ao produtor mais chances de tomar a decisão de maneira mais rápida e efetiva.
Dessa maneira concluímos que a agricultura inteligente é um sistema que monitora e une dados operacionais, meteorológicos, sanidade e nutricionais para auxiliar o agricultor no processo de avaliação das principais condições da produção.
O plantio inteligente proporciona vários benefícios ao produtor. Além do que já foi dito em relação a uma tomada de decisão mais rápida e assertiva, o produtor conta com menores riscos de perdas, melhor planejamento, possibilidade de obter informações em tempo real e acesso a ferramentas que trazem diversos benefícios como:
O primeiro passo que o produtor rural tem é tirar o planejamento do escritório e levar para o campo. Nessa fase, o preparo do solo é um dos primeiros e fundamentais fatores para um plantio produtivo e de qualidade e já nesta primeira etapa o produtor conta com a tecnologia dos sensores que trazem informações em tempo real e podem ser responsáveis pelo aumento da produtividade. Um exemplo prático disso é o uso de câmeras multispectrais para determinação de manchas, onde pode-se analisar a compactação e realizar a descompactação apenas em áreas afetadas, reduzindo muito o custo da operação, redução de consumo de combustível, aumento de produtividade e, além disso, fazer uma agricultura com menor impacto ambiental.
Deve-se lembrar que em todas as etapas desde o planejamento, plantio e colheita é importante que o produtor use a tecnologia integrada para suas atividades.
Veja a seguir as tecnologias que podem ser utilizadas para o aumento da produtividade na colheita em cada etapa do plantio:
O aumento da produtividade da cultura e o bom plantio depende de muitas variáveis em campo. A integração das tecnologias nas etapas do plantio pode fazer toda a diferença na hora da colheita, aumentando a qualidade das atividades realizadas.
Com a utilização da agricultura inteligente o produtor tem maior economia, precisão e aumento da produtividade.