O uso de drones no mapeamento agrícola tem revolucionado a forma como os produtores gerenciam suas lavouras, permitindo a criação de mapas precisos que auxiliam na tomada de decisões mais assertivas. O eBeeX é um VANT de asa fixa de alto rendimento, desenvolvido para o mapeamento profissional em larga escala. Pode-se acoplar câmeras RGB e multiespectrais que capturam imagens de altíssima definição da lavoura. Após a captura das imagens, utiliza-se um software de processamento para a geração dos mapas e, através deles, é possível obter o detalhamento da topografia do terreno, gerando curvas de nível, linhas de plantio, relatórios de falhas de plantio, linhas de pulverização e identificação de anomalias, como ervas daninhas, para aplicação localizada.
Dentre todas as possíveis aplicações práticas, uma que tem chamado muita atenção é a identificação de ervas daninhas para realizar a aplicação localizada (catação). E por que ela está sendo tão difundida? Seguem abaixo alguns dos muitos benefícios que se obtêm através dessa técnica.
Vantagens do Uso de Mapas de Aplicação Localizada no Manejo de Plantas Daninhas
Mapeamento de Linhas de Plantio
Mapeamento de Falhas de Plantio
Por padrão, é possível saber quanto foi plantado. Mas, você sabe o quanto falhou? O mapeamento de falhas de plantio quantifica a porcentagem de falha e, por ser uma informação georreferenciada, você sabe exatamente onde estão os focos de problema. Com esse KPI importantíssimo, tem-se uma informação qualitativa que permite análises in loco para correção e aumento de produtividade.
Estes foram apenas alguns dos muitos benefícios de se utilizar uma ferramenta poderosa como o VANT eBee X. Além de todos os mapas, ele conta com facilidade operacional surpreendente. Analisar a sua área nunca foi tão fácil.