As imagens térmicas medem a quantidade de luz infravermelha emitida e refletida por algum objeto fazendo a conversão para a faixa visível capaz de demostrar o calor presente nos objetos ou pessoas.
As imagens térmicas captam a luz infravermelha, identifica o calor presente no objeto, renderizam a temperatura visualmente transformando-a em imagem. Em suma, é o processo onde se identifica a temperatura do objeto e a partir disso produz a imagem.
Os objetos irradiam a energia térmica a partir da superfície. As câmeras que captam imagens térmicas, também chamadas de câmeras termográficas, possuem um sensor chamado de microbolômetro para identificar a energia térmica.
Os microbolômetros são compostos de uma matriz de pixel e diferentes componentes que consegue traduzir a energia recebida em um valor de temperatura. A partir disso é produzido um termograma para atribuição das cores de tons de cada um dos valores levantados de temperatura.
Embarcado em equipamentos modernos, as imagens térmicas são capazes de mostrar informações visíveis e invisíveis, proporcionando ainda mais precisão ao operador.
O Anafi Thermal, é o drone ultracompacto que possui além a câmera termal, uma câmera RGB possibilitando o usuário a captar o visível e o invisível. Dessa maneira, o usuário pode fazer leituras e medir a temperatura de cada cena ou ponto de interesse.
Através do aplicativo FreeFlight 6 é possível mesclar as imagens diretamente trazendo ainda mais detalhes e precisão.
O drone Anafi Thermal, já é reconhecido pela sua versatilidade, devido a suas diversas aplicações como zonas de segurança, combate à incêndios, construção e uso na agricultura.
Realizar leituras térmicas, obtendo uma visão geral das perdas térmicas de uma fachada da inspeção de estruturas sem a necessidade de um operador junto a escadas e andaimes.
Identificação de falha de energia em um cabo de alta tensão ou isolar um painel solar defeituoso de maneira fácil e rápida.
Monitorar pontos de incêndios, identificando nas imagens pontos quentes.
As imagens térmicas na agricultura entram para a nova era da Agricultura 4.0. Com a tecnologia cada vez mais presente no campo, o produtor conta com recursos cada vez mais avançados para utilizar em campo.
É por essa razão que cresce a importância das imagens térmicas, capazes de captar dados precisos sobre a saúde de cada planta da lavoura.
As plantas emitem uma reflectância na faixa infravermelho, que está diretamente ligada a fisiologia da folha que muda de acordo com as condições de umidade. Através do levantamento de dados é possível identificar doenças e pragas.
Imagem de pivô central – Imagem Thermal x Imagem Natural
Dessa maneira, com diagnósticos mais precisos o produtor tem maior qualidade na tomada de decisão, obtendo maior lucro.
Por fim podemos concluir que a utilização de equipamentos inovadores com alta tecnologia agrega ainda mais precisão nos resultados e auxilia o profissional em sua tomada de decisão.
Fique atento em nossos conteúdos do blog e acompanhe as melhores soluções para o seu negócio. Você também pode entrar em contato com para esclarecer dúvidas e solicitar orçamentos.