A agricultura sustentável respeita o meio ambiente e seus recursos naturais. Ela tem como objetivo além da preservação do meio ambiente, a criação de produções agrícolas mais produtivas e prósperas.
Nesse aspecto o avanço da tecnologia tem contribuído muito para o agronegócio. Como por exemplo, a utilização de equipamentos modernos como os drones que tem sido um recurso positivo para a realização da agricultura sustentável. Os benefícios são muitos, tanto para o negócio, como também para o meio ambiente.
A agricultura depende de condições e processos naturais do meio ambiente. O clima, as condições do solo, a cadeia produtiva de plantas e seres vivos interferem diretamente na produção agrícola. A agricultura sustentável visa usufruir os recursos naturais de forma que seja economicamente viável, suprindo todas as necessidades de produção sem prejudicar o meio ambiente.
Vale a pena lembrar que a sustentabilidade vai além. É importante pensar na preservação do meio ambiente, como uma forma de preservar e utilizar da melhor forma os recursos naturais, como, por exemplo, reduzir os desperdícios.
É importante que tal atividade una todos esses fatores tornando-a próspera e produtiva. É preciso manter a produção e a qualidade de vida, a saúde e a economia não só para o consumidor final, mas também para as próximas gerações.
A utilização de equipamentos para auxiliar o produtor tem sido cada dia mais comum. Uma alternativa favorável para quem busca melhoria no trabalho em campo sem deixar de pensar no meio ambiente. Fato que tem trazido resultados muito positivos para o agronegócio.
A agricultura de precisão utiliza tecnologias de posicionamento e georeferenciamento. A tecnologia dos drones permite fazer o monitoramento e gestão de toda área produtiva.
É importante frisar a facilidade de operação destes equipamentos e sua versatilidade. Os drones são aparelhos de pequeno e médio porte, leves, com câmeras e sensores acoplados que fornecem imagens de alta resolução e informações precisas para o produtor.
Com a utilização dos drones é possível realizar o sensoriamento remoto através das imagens coletadas e fazer uma estimativa de toda área produtiva.
É possível analisar a saúde das plantas e culturas, encontrar pragas e locais de baixa produção, ou seja, o monitoramento aéreo permite identificar as áreas que precisam ser recuperadas, analisando a saúde da cultura.
Através do mapeamento aéreo utilizando os drones é possível identificar diferentes áreas para o manejo. Com a captação de imagens é possível analisar as áreas com maior e menor quantidade de plantas daninhas e possíveis problemas com a saúde das plantas.
Dessa forma o trabalho é feito de maneira mais lucrativa, pois evita os desperdícios com as aplicações de insumos e pesticidas, reduzindo também o impacto ambiental.
O monitoramento utilizando os drones é favorável também para a preservação das APPs (Áreas de Preservação Permanente). Uma forma de manter-se dentro das leis ambientais de preservação.
A utilização dos drones no agronegócio é uma atividade extremamente promissora. Os drones já estão presentes no mercado, acompanhando a evolução da tecnologia com recursos cada vez mais avançados. Os produtores utilizam os drones como uma forma de fazer uma agricultura mais sustentável e precisa, obtendo resultados ainda mais satisfatórios.
Acesse o blog da Vantage Centro Sul | Geo Agri e conheça outros conteúdos e soluções para o seu negócio.