Qual a importância do solo?
A acidez do solo é um dos problemas comuns encontrados durante o processo de preparação e uma das principais etapas do trabalho agrícola, já que a análise e o preparo correto trazem muitos benefícios para o desenvolvimento da cultura.
A acidez do solo caracteriza-se pelo valor do pH presente nele. Quanto mais baixo o pH maior a atividade de íons H+, maior o caráter ácido deste solo, sendo este também um indicador de fertilidade.
Ela é basicamente representada pela presença de dois componentes, íons H+ e AL+3. Sua origem é derivada de alguns fatores como a intensa lavagem e lixiviação dos nutrientes dos solos, utilização de fertilizantes de caráter ácido, interação do solo com o clima e a absorção dos sais minerais.
A acidez do solo é um problema considerado comum no agronegócio brasileiro. Em aproximadamente 285 milhões de hectares de terras cultiváveis, uma parcela de 40 a 50 milhões necessitam de correção de acidez.
É um problema recorrente e caso não corrigido, tende a ampliar-se, sobretudo nas regiões com solos mais arenosos sujeitos a altas precipitações e cultivos intensivos. Ela pode ser corrigida com a utilização de substâncias como, por exemplo, a aplicação do calcário, muito utilizado na agricultura para o controle do pH do solo.
Para eliminar a acidez do solo, utiliza-se algumas práticas para fornecer suprimentos como, por exemplo, o cálcio e magnésio, mantendo um solo fértil e produtivo.
A calagem (aplicação de calcário na preparação do solo) é uma das alternativas mais utilizadas na correção do solo. O calcário tem com o objetivo elevar os teores de cálcio e magnésio, neutralizar o alumínio e corrigir o pH. Além disso, ele traz outros benefícios como o aumento do fósforo, e aumentando a mineração da matéria orgânica, consequentemente aumentam os nutrientes.
O cálcio também estimula o crescimento das raízes e com aumento dos nutrientes e de água é possível aumentar a tolerância da cultura em períodos de seca.
Para muitos pesquisadores a calagem é uma prática econômica que garante aumentos na produtividade. Para uma boa incorporação e homogeneização ela deve ser feita no preparo do solo.
Mas para que essa aplicação seja feita de forma eficaz, é necessário prestar atenção na forma como é feita, para que não haja a sobreposição de insumos ou mesmo o desperdício.
A utilização de um sistema de controle automático da aplicação é uma solução eficaz e que pode trazer o controle de forma automatizada.
O Field IQ é um sistema de controle automático de aplicação, que permite fazer o controle de vazão e sobreposição em único console. Ele permite o controle da taxa de aplicação e ainda controlar o desligamento automático em áreas já aplicadas, ou seja, com ele é possível evitar a sobreposição, pois tem um controle automatizado da faixa de aplicação.
O sistema utiliza os monitores da Trimble que permitem o controle da taxa variável feito por mapa de prescrição ou taxa fixa para aplicação mais eficiente. Ele possui uma tecnologia que permite uma aplicação com erro menor que 5%.
Uma maneira eficaz de fazer a correção do solo e o controle da calagem de forma eficaz obtendo bons resultados na sua produção.
Para saber mais a respeito das soluções do Field IQ, suas vantagens e benefícios ou ainda saber mais sobre nossos produtos acesse o site da Vantage Centro Sul | Geo Agri e confira!