O trabalho na agricultura exige além de conhecimento técnico, investimento para se manter ou até mesmo sobreviver no mercado e alcançar bons resultados.
Qual a importância do solo. A agricultura de precisão é um fator muito importante como recurso favorável a facilitar o trabalho em campo. É fundamental que o agricultor tenha bons conhecimentos referentes ao solo bem como o seu produto, com objetivo de suprir suas metas de produção.
Pode-se definir como agricultura de precisão um conjunto de recursos tecnológicos que são utilizados para auxiliar o trabalho do agricultor no campo através da análise e identificação da variabilidade de produção.
Quanto mais o produtor conhecer o solo e o seu produto, maiores serão os benefícios que ele terá a longo prazo. Por isso a utilização de recursos favoráveis ao seu trabalho em campo é fundamental, visto que os mesmos possibilitam um aumento de produção, aliado a redução de custos, o que torna o trabalho do agricultor mais eficaz e com melhores resultados.
O aumento da produtividade pode ser resultado da utilização de sistemas como o piloto automático, equipado em tratores, colheitadeiras e pulverizadores automotrizes que possibilita ao produtor o manejo da sua lavoura sem a interferência do operador, tendo todo o trabalho guiado através de um GPS.
O Field-IQ™ é um sistema de piloto automático que trabalha com soluções de controle e aplicação que otimizam a operação agrícola através dos insumos nos locais corretos do campo. É possível trabalhar com taxa fixa, prescrição com taxa variável, corte de seção e monitoramento de sementes. O sistema Field- IQ é compatível com os monitores TMX-2050™ e com o monitor CFX-750™.
Ele oferece a precisão nas linhas do plantio e redução nos custos finais devido a diminuição do desperdício e sobreposição de sementes e fertilizantes.
Também é possível ter o controle de aplicação de taxas fixas e variáveis, utilização de sistemas de correção que reduz o pisoteio no momento da pulverização e mantém o espaçamento correto das linhas de plantio.
Quando se fala em redução de erros e replantio pode-se recorrer ao uso das geotecnologias para o mapeamento e a viabilidade do campo especialmente na captação de imagens cada vez mais precisas e a utilização de diagnósticos cada vez mais rápidos.
Um outro recurso que tem ganhado destaque nos últimos anos é a utilização dos Drones, para monitoramento e coleta de dados. Através de câmeras de alta resolução é possível captar dados através de imagens, obtendo informações de forma rápida e precisa, auxiliando o produtor na tomada de decisão.
O processo de agricultura de precisão visa o gerenciamento detalhado da produção como um todo e não somente com o mapeamento ou as aplicações de insumos. É um envolvimento de todos os processos presentes em uma produção e a tecnologia tem contribuído para favorecer o trabalho do produtor em campo.
A agricultura de precisão é uma espécie de gestão do campo que leva em conta todas as peculiaridades existentes no campo, trazendo benefícios de médio a longo prazo.
Com a utilização de um conjunto de recursos é possível identificar os melhores locais em que a produção pode ser mais bem-sucedida e encontrar possíveis falhas, possibilitando que o produtor foque em áreas realmente produtivas e rentáveis.
Através da agricultura de precisão é possível aumentar a produtividade nas operações em campo e no cultivo, um maior acerto na condução das máquinas e otimização da produção, além de reduzir os custos com menos defensivos aplicados nas lavouras, favorecendo o meio ambiente, por isso ela se torna um processo muito importante no trabalho em campo.