A empresa Geo Agri Tecnologia Agrícola junto aos pesquisadores da Sabri Sabedoria Agrícola realizaram uma série de avaliações com a tecnologia WeedSeeker para a detecção e diferenciação de plantas visando o melhor posicionamento desta tecnologia em grãos. Os estudos foram realizados na Unesp de Jaboticabal em uma área de produção comercial de soja e milho.
A proposta dos pulverizadores inteligentes, nome que advém do termo em inglês “smart sprayers”, consiste no uso de tecnologias sensitivas para detecção de plantas invasoras ou parcelas com danos causados por pragas e/ou doenças e sua pulverização localizada em tempo real, o que não acontece com as pulverizações tradicionais.
O método de pulverização tradicional ou área total é caracterizado pela sua considerável ineficiência devido à aplicação de produtos fitossanitários em áreas não-alvo, por exemplo, a entre linha de plantas cultivadas de uma plantação. De acordo com pesquisas, tais perdas são de aproximadamente 60%. Isto posto, a necessidade de diminuir os desperdícios e a poluição do ambiente impulsionou o desenvolvimento de métodos de pulverização localizado, como por exemplo com os sensores WeedSeeker.
De acordo com os Pesquisadores da Sabri em Tecnologia de Aplicação (Eng. Agr. PhD Henrique Campos) e Agricultura de Precisão (Eng. Agr. PhD Prof Cristiano Zerbato): “Com uso da tecnologia WeedSeeker é possível aumentar o rendimento das aplicações de herbicidas em 3,8 vezes. Além de reduzir em até 90% a quantidade de herbicidas aplicados. Tudo isso sem comprometer a eficácia no controle de plantas daninhas”.
Ainda de acordo com os Pesquisadores da Sabri, é promissor o potencial de uso desta tecnologia no Brasil. A possibilidade que aplicações localizadas de herbicidas sejam feitas em pós emergência das plantas cultivadas torna o WeedSeeker uma ferramenta extraordinária para o manejo de plantas de difícil controle, com é o caso da buva e/ou capim amargoso.
Clique aqui, e confira na íntegra os resultados do estudo realizado na Unesp Jaboticabal/SP. Confira também em nosso canal do youtube os vídeos sobre esta pesquisa: