Hoje nós vamos conversar sobre a importância do planejamento para o cultivo de grãos e como isso representa aumento da produtividade e da renda no campo.
Objetivamos criar um artigo prático e direto ao ponto. Portanto, vamos tratar dos assuntos da maneira mais objetiva possível. Sem enrolação.
Fique confortável e aproveite a leitura!
A produtividade da cultura de grãos aumenta significativamente com a adoção de manejos intensificados, genética superior, biotecnologias e tecnologias de plantio.
O correto dimensionamento do conjunto trator-plantadeira, por exemplo, possibilita melhor distribuição das sementes na linha de plantio, principalmente para plantadeiras pneumáticas. Com ela o uso de semeadoras inteligentes e a utilização de espaçamento entre as linhas de plantio aumentam em muito a produtividade.
O espaçamento entre linhas de plantio tem ganhado maior importância em vista das altas produtividades obtidas com a otimização do maquinário na propriedade, a montagem e a configuração das linhas na semeadora.
Como a tecnologia influencia a produção agrícola? São diversas alternativas usadas como forma de aprimorar o maquinário e melhorar a distribuição de plantas. As novas tecnologias de plantio também foram desenvolvidas na busca de incrementos de produtividade.
O plantio em linhas pareadas, de acordo com o artigo publicado no site da Pioneer Sementes, é feito em duas linhas próximas com espaçamento reduzido e afastadas das próximas duas linhas por um espaçamento maior.
Desse modo melhora o cultivo de grãos na área e evita a competição intraespecífica. Além de tudo, essa técnica também traz melhor interceptação da luz, maior espaço para o desenvolvimento foliar, radicular e absorção de água e nutrientes.
Muitos produtores estão atingindo enormes resultados econômicos quando investem em piloto automático no plantio de grãos.
São ganhos consideráveis na semeadura, é possível avaliar que quando se utiliza o piloto automático há uma otimização da área e o melhor aproveitamento do espaço.
Uma semeadura feita dessa maneira diminui o gasto, aumenta a segurança da qualidade do espaçamento entra passadas da plantadeira de grãos, e garante que cada semente terá o espaço necessário para se desenvolver.
Leia também: Saiba como funcionam os sistemas de piloto automático em tratores
Bem, você já sabe que a semeadura é um dos fatores cruciais para o sucesso no estabelecimento e na produtividade da lavoura. Então, as semeadoras possuem o mais importante papel dentro do processo de produção.
Basta observar que a produtividade de uma cultura é afetada enormemente pela variação da uniformidade de distribuição no sulco de semeadura.
O plantio correto define o potencial produtivo da lavoura.
O objetivo da semeadura é possibilitar o estabelecimento rápido e uniforme da cultura de grãos ali produzida. Formando um ambiente propício para que a semente seja bem posicionada no solo, possibilitando a absorção de água, e promover a dosagem apropriada de sementes para a obtenção da população ideal de plantas/ha.
Saiba tudo sobre soluções no plantio: ISOBUS - Comunicação entre tratores e implementos agrícolas
Outra ótima solução para aumentar a produtividade de uma cultura de grãos é regular automaticamente a taxa de aplicação na adubação.
O controle automático revoluciona, pois garante que o produtor terá em mãos um sistema que de regulagem automática e assim implicando e menores desperdícios e maior aproveitamento da aplicação.
Como nós já mencionamos anteriormente, o espaço entre as sementes durante o plantio é fundamental para o crescimento da cultura de grãos que impacta diretamente na produtividade.
Se dentro do espaço separado para o cultivo as plantas competirem por nutrientes - e isso acontece principalmente em épocas chuvosas quando há um aumento da oferta de nutrientes do solo - o cultivo terá problemas. Pois uma planta estará “roubando” as energias da outra.
No momento do plantio, cada metro quadrado de terra precisa ser aproveitado. E o desligamento por linha a linha é a forma eficiente de distribuir o espaço, pois funciona por meio de sensores que gerenciam de maneira inteligente a área a ser plantada.
O equipamento é configurado com as especificações desejadas, então irá plantar somente nos espaços desejados. Ou seja, sempre que a semeadora passar por uma área onde já foram aplicadas as sementes, ela irá desligar automaticamente e ligará novamente quando identificar um local não semeado.
Outra vantagem do sistema é o controle de linha a linha nas bordaduras e arremates. Uma excelente forma de otimizar a operação na propriedade, já que exige menos tempo e mão de obra para dar conta do plantio.
Tudo isso significa maior produtividade e aumento da produtividade no campo.
Agora que você absorveu todo esse conteúdo aqui no blog da Vantage Centro Sul | Geo Agri e aprendeu sobre Agricultura de Precisão para aumentar a produtividade para a cultura de grãos. Chegou hora de colocar seus conhecimentos em prática.
Desejamos uma ótima colheita!