O problema com ervas daninhas no campo é o pesadelo de todo agricultor. Esses males que rondam a plantação são quase impossíveis de evitar, por isso temos que nos adaptar para tratar esse problema da melhor maneira, sem que prejudiquem a lavoura a longo prazo. No artigo de hoje, reunimos alguns problemas frequentes dos agricultores com as plantas daninhas e a melhor maneira de lidar com esse mal que persegue as lavouras. Confira:
Entenda as diferenças entre as plantas daninhas
Antes de aprender a melhor maneira de tratar o problema, vamos entender a diferença entre plantas daninhas de folha estreita e folha larga:
Plantas daninhas de folhas largas:
As plantas daninhas de folhas largas são conhecidas como dicotiledôneas, suas características são raízes pivotantes, que possuem ramificações, possuem dois cotilédones, a estrutura da folha é reticulada.
Exemplos: Caruru e Corda-de-viola.
Plantas daninhas de folhas estreitas:
As plantas daninhas de folhas estreitas são conhecidas como monocotiledôneas. Possuem a raiz fasciculada, ou seja, não possui uma raiz principal, as sementes possuem um único cotilédone, e as folhas não apresentam ramificações.
Exemplos: Capim Amargoso e Capim Colonião.
Atenção ao usar e manusear herbicidas
O manuseio incorreto de herbicida pode causar riscos à saúde do trabalhador rural, e sem a orientação de um especialista pode causar ainda mais prejuízo para o seu bolso quando o assunto é a resistência dessas plantas aos herbicidas. Por isso, é importante que um agrônomo realize a prescrição de quais produtos são recomendados para o tratamento das plantas daninhas que estão presentes na sua propriedade.
Estratégia no manejo da aplicação dos herbicidas
A falha no manejo da aplicação dos herbicidas, têm como consequência um aumento significativo do surgimento de daninhas resistentes ou tolerantes a produtos fitossanitários, provocando maior prejuízo à sua lavoura. Assim, a maneira de resolver esse problema é focar na necessidade de um bom manejo integrado das plantas daninhas, que são compostos por boas práticas como; rotação de culturas, cobertura de solo, cultivos geneticamente modificados e tecnologias de aplicação.
Como a tecnologia pode ajudar no controle das plantas daninhas?
Um fator primordial para acabar com as ervas daninhas é aplicar com precisão, não adianta ter o melhor herbicida se o mesmo não consegue chegar até o problema.
O WeedSeeker® 2 é uma tecnologia que permite atingir as plantas daninhas com eficiência e otimização evitando sobreposições na aplicação, desperdício de produtos gerando uma economia que chega até a 95%.
Entre em contato com a revenda mais próxima de você!
A Trimble está pronta para fornecer esses recursos de modo fácil e eficiente. Contate uma de nossas revendas e comece a produzir com precisão.
Fique por dentro das novidades Trimble!
O nosso blog possui mais artigos sobre a Agricultura de Precisão que vão te ajudar a entender melhor esse universo, clique aqui e saiba mais.
Referências bibliográficas:
PAIOLA, L. A. et al. O guia definitivo de combate às plantas daninhas (2022).
KARAN, Décio. Panorama Fitossanitário Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA.(2020)
Fonte: Blog Trimble Agricultura Brasil