Santigo & Cintra

Olá, Visitante
Cadastre-se

Trimble
senseFly
Irrometer
Parrot
Metos Brasil
Fique por dentro das novidades:
loadingEnviando...

Blog » Agricultura de Precisão

Como realizar o monitoramento preciso da distribuição de chuvas

Como realizar o monitoramento preciso da distribuição de chuvas

 

Na atividade agrícola, usualmente é realizado o monitoramento das chuvas de modo convencional, para isso, são utilizados pluviômetros plásticos, geralmente adquiridos ou ganhados de empresas do agronegócio. 

Monitoramento das chuvas usando o pluviômetro 

monitoramento-da-chuva-usando-o-pluviometro

A precisão desses dispositivos é altamente comprometida principalmente pelo seu formato e tamanho, esses fatores limitam a área de captação da água e também exibem um marcador com uma escala de baixa resolução (grosseira). Outro agravante é a necessidade de esvaziar constantemente o equipamento, dificultando a análise da distribuição da chuva durante o dia e não permitindo falhas na execução da atividade de coleta de dados pluviometricos. 

A confiabilidade das informações dos pluviômetros convencionais pode ser contestada, pois depende da atuação do ser humano para fazer a leitura e anotação dos valores, muitas vezes feitas na folha de papel mais próxima no momento. Essas informações quando chegam ao escritório são registradas e farão parte do histórico pluviométrico da região. Agricultores possuem históricos de anos de chuva! 

Imagine agora! Estudos mostram que esses equipamentos possuem em média 23% de erro. Em situações de chuva abaixo de 10 mm até 67% de erro. Então, o seu histórico de chuva anual não é real e está contaminado por todos esses erros. 


Monitoramento realizado por estações meteorológicas 

monitoramento-realizado-por-estacoes-meteorologicas
 

Hoje, uma das tecnologias oferecidas pela Vantage Centro Sul |Geo Agri permite utilizar estações meteorológicas compactas de baixo custo para sanar esse problema. Além de possuir um erro de apenas 3,5%, as estações também monitoram a temperatura do ambiente e transmite essas informações automaticamente para um aplicativo no celular ou para um portal na internet que pode ser acessado de qualquer lugar por meio de um computador ou notebook.

Essas informações (dados) agora constroem um histórico totalmente confiável. O sistema permite exportar para uma planilha Excel as informações para trabalhar separadamente ou pode integrá-las com outros sistemas. 

Além dos benefícios referentes ao monitoramento da pluviometria citado anteriormente. Essa solução da Vantage Centro Sul |Geo Agri também pode disponibilizar uma previsão do tempo localizada para 7 dias com assertividade de 85% nos 3 primeiros dias. A previsão é realmente da região onde a estação foi instalação, pois o sistema faz uma correção da previsão do tempo com base em informações de satélites e radares meteorológicos. O raio de abrangência da previsão é de 10 km.  


Como utilizar as informações meteorológicas para tomada de decisão no planejamento agrícola 

como-utilizar-as-informacoes-meteorologicas-na-tomada-de-decisao
 

O sistema possui modelagens que exibem janelas com períodos propícios para atividades agrícolas. A janela de pulverização é um exemplo destas modelagens, ela considera as condições climatológicas para mostrar janelas de 6 horas com faixas representando os riscos envolvidos na aplicação de defensivos.

Caso o sistema identifique parâmetros de velocidade do vento, temperaturas max/min, umidade relativa max/min e volume de chuva dentro de uma faixa de baixo risco são representados pela cor verde, em situações com risco médio a cor amarela é exibida e nos casos com risco alto a cor vermelha de alerta crítico é mostrada. Com essa ferramenta o produto por minimizar a perde de produtos (defensivos) por intemperes climáticas. 

Além da janela de pulverização, temos as janelas de fertilização, preparo do solo e habilidade de cultivo. 


Para saber mais sobre esse e outros assuntos você pode acessar a nossa página do blog.  

 

GeoAgri
GeoAgri

A Geo Agri Tecnologia Agrícola, localizada em Ribeirão Preto, está no mercado há 19 anos e foi pioneira em Agricultura de Precisão. Contando com um departamento de suporte técnico bem estruturado e profissionais altamente qualificados para atender com pontualidade e eficiência os seus distribuidores e clientes, a Empresa possui também um laboratório técnico para a manutenção dos equipamentos.