A agricultura e pecuária são extremamente importantes para os brasileiros dada a nossa ligação cultural à terra. O setor é um dos mais importantes na economia do Brasil, com a produção agrícola valendo cerca de R$ 544,2 bilhões em 2017, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Quando se trata de desafios e oportunidades na agropecuária em toda o Brasil hoje, as questões podem ser tão vastas quanto as terras que ocupam. Aqui está um rápido resumo de alguns dos desafios mais prementes e a melhor forma de lidar com eles para tirar o melhor da sua propriedade rural.
São muitas as questões envolvidas na gestão das propriedades rurais, mas uma das mais importantes é a gestão de pessoal. A equipe que trabalha na sua fazenda é um dos seus maiores ativos e saber gerenciá-los bem pode ser a diferença entre uma boa safra ou não.
Produtividade por atividade, por equipe, por fiscal, por chefe de roça, são apenas algumas das questões que a gestão de pessoal implica. Tudo isso deve ser registrado — de preferência com auxílio de um sistema automatizado.
O produtor rural também precisa saber armazenar e administrar o estoque de sua produção; não basta apenas produzir sem controle e se preocupar somente em vender tudo o que puder.
É preciso pensar nos cronogramas e demandas específicos de cada cliente. Portanto, possuir o controle total sobre os pedidos e quantidade de cada recurso disponível para produção é essencial.
Sem o acesso a relatórios e dados de produção, a gestão do estoque e armazenamento pode se tornar ainda mais complicada. Por isso, contar um sistema de gestão (ERP) para propriedades rurais pode ser um grande diferencial.
Aumentar a produtividade e a rentabilidade na propriedade rural nem sempre é tarefa fácil. A gestão de insumos, pesticidas e adubos pode exigir muito do produtor, especialmente sem o uso da tecnologia.
A tecnologia e os seus processos ainda são pouco explorados no Brasil, embora não se tenha dúvidas a respeito da eficácia em sua aplicação. A começar pela redução significativa de custos relacionados à produção agrícola.
Atualmente, é possível contar com sistemas de precisão que permitem o fácil controle de todos os aspectos da produção agropecuária.
A agricultura de precisão se popularizou no setor, e com razão. Ela associa o uso das melhores tendências tecnológicas e as aplica no mapeamento do solo, visando o melhor proveito possível das características da terra para o plantio e, assim, o aumento da rentabilidade.
As pragas sempre foram um dos maiores problemas do produtor rural. Atualmente, os nematóides têm sido um problema recorrente nos plantios de cenoura e batata. Eles afetam a absorção de água e de nutrientes pelas raízes das plantas e, com isso, comprometem a qualidade da safra.
Contudo, hoje existem algumas ferramentas novas que podem ser usadas para garantir a qualidade da safra e fornecer um ambiente livre de pragas de maneira mais rápida e mais fácil do que nunca.
O foco agora está no controle integrado de pragas, ou IPM, da sigla em inglês. Este é um programa baseado na prevenção, monitoramento e controle, que oferece a oportunidade de eliminar ou reduzir drasticamente o uso de pesticidas, e minimizar a toxicidade e exposição a quaisquer produtos que são usados.
O IPM faz isso utilizando uma variedade de métodos e técnicas, incluindo estratégias culturais, biológicas e estruturais para controlar uma infinidade de problemas de pragas.
Em suma, os desafios da gestão de propriedades rurais são muitos, contudo a tecnologia para a indústria está fazendo muitos avanços tornando a vida do produtor rural mais fácil.
Aproveite e conheça os produtos inovadores da GeoAgri para ajudar na gestão da sua propriedade!