Conhecida e temida por afetar drasticamente a produtividade nos campos a cada 11 anos, a cintilação é um fenômeno temido por muitos agricultores.
Tudo começa com explosões solares que liberam energia e matéria no espaço, causando assim, irregularidades na camada terrestre ionosfera, e essas irregularidades impactam todos os equipamentos que utilizam as redes GNSS e demais sistemas de rádios frequências, ou seja, o efeito impacta o seu carro, telefone e até mesmo aviões. Compromete, assim, a estabilidade de sinais via satélite que chegam à Terra.
E como isso impacta na agricultura?
Na agricultura, aproveitar ao máximo a janela de plantio, para que a planta tenha as condições ideais para iniciar o seu ciclo, é fundamental e decisivo para colher bons resultados, e por isso, uma queda nos sinais recebidos em campo pode encurtar essa janela, se tornando extremamente prejudicial para o agricultor.
Quando será o próximo pico de cintilação? E como proteger a sua produção desse fenômeno?
As explosões solares, que causam a cintilação, são mais intensas a cada 11 anos, mas engana-se quem acredita que ela somente afeta o plantio quando chega no pico. No momento em que estamos vivendo, aguardamos o próximo pico da cintilação em 2025, porém nossos sistemas já estão sendo afetados desde 2021/2022, onde ocorreu a fase de iniciação do ciclo, e podemos esperar impactos dela até 2028/2030, quando o ciclo estará em seu fim.
Contudo, mesmo que o ciclo da cintilação já tenha se iniciado, é possível minimizar os efeitos dela com tecnologias em campo que diminuem o seu impacto, como o CenterPoint® RTX .
O CenterPoint® RTX, correção de sinal da Trimble, acessa todas as constelações disponíveis no espaço, que fazem parte do sistema GNSS, e isso faz com que o receptor forneça um melhor posicionamento e maior estabilidade de sinal para o produtor, permitindo trabalhar por mais tempo, sem serem constantemente interrompidos pela cintilação.
Mas o que é o CenterPoint® RTX e o sistema GNSS?
Os sinais que recebemos via satélite, para determinar o posicionamento de objetos na Terra, possuem uma margem de erro de até 10 metros. Mas na agricultura um erro como este pode ser drástico para a plantação, podendo acarretar em problemas como mau aproveitamento da área e falhas que geram zonas de baixa produtividade.
Por isso, para aumentar a eficiência e ter maior controle dos resultados em campo, é muito importante contar com um serviço de correção de sinal, como o CenterPoint® RTX, que faz com que a margem de erro caia para menos de 2,5 cm, conquistando o perfeito espaçamento entre as linhas e garantindo muito mais produtividade.
Esse posicionamento tão preciso é possível por contar com o sistema GNSS, ou Sistema Global de Navegação por Satélite, que é caracterizado por constelações de satélites de diferentes países, o qual permite informar o posicionamento e a localização de um objeto em qualquer lugar no planeta, seja terra, água ou ar.
No momento, as constelações existentes são:
-GPS (EUA, com 24 satélites);
-GLONASS (Rússia, com 24 satélites);
-Galileo (Europa, com 27 satélites);
-Beidou (China, com 35 satélites).
E todas essas constelações de satélites fazem parte do sistema GNSS
E você? Já está preparado para a próxima cintilação?
Para saber mais sobre os serviços de correção de sinal da Trimble entre em contato com a revenda mais próxima de você! A Trimble está pronta para fornecer esses recursos de modo fácil e eficiente.
Fique por dentro das novidades!
Dentro de nosso Instagram estamos explorando várias curiosidades e dicas! Fique por dentro!