Segundo pesquisadores, a Agricultura de Precisão é um caminho sem volta para os agricultores, que são beneficiados com a prática na redução de custos e aumento da produtividade. Com a agricultura de precisão o produtor pode identificar áreas de maior produtividade do solo, identificar onde incidem as pragas e doenças além de ter acesso às condições climáticas.
Com o avanço da tecnologia e com a sua chegada no setor agrícola o produtor já se prepara para a agricultura digital, onde cada vez mais ele poderá contar com os recursos tecnológicos a favor da sua produção.
A gestão agrícola também passa por uma transformação com mais capacitação para o profissional, maior eficiência no mapeamento do solo e da lavoura e informações mais precisas. Fatores esses, que são extremamente importantes para a produção agrícola.
A agricultura de precisão permite um melhor gerenciamento da produção agrícola, melhor planejamento da produção, e melhores tomadas de decisões em campo, que originam em menores perdas e consequentemente maior economia para o produtor. Um exemplo disso, é a diminuição do uso de insumos que podem ser aplicados de maneira mais eficaz, ou seja, na hora certa e da maneira correta.
Os resultados podem variar de acordo com a tecnologia aplicada. Muitas fazendas que investem em novas tecnologias já viram o resultado na redução de insumos e contam com uma maior economia.
A inserção da agricultura de precisão aliada a alta tecnologia, o produtor pode usar os recursos para mapeamento da variabilidade do solo e fazer a aplicação da variável de fertilizantes. A criação de mapas de produtividade pode ser feita por captação de imagens por satélites e sensores nas máquinas que registram os dados de produção dentro de uma área.
Com o levantamento de dados relacionados com as coordenadas geográficas é possível ter um mapa da distribuição da produtividade e os principais problemas de variabilidade. Dessa maneira a junção dessas atividades permitem uma produção agrícola mais eficaz.
Podemos concluir que a agricultura de precisão é uma prática cada vez mais presente na agricultura, uma prática mais rentável, que reduz a necessidade do uso de insumos, aplicados de maneira mais eficaz, gerando maior economia, produtividade e sustentabilidade.
Clique aqui e leia a matéria na íntegra
Autor: Coordenação Geral de Comunicação Social
Fonte: MAPA
A importância do uso do sistema de detecção de plantas e aplicação localizada via WeedSeeker
Olá, sou Henrique Campos, Consultor Sênior em Tecnologia de Aplicação de Produtos Fitossanitários
leia +