Quando o sistema de preparo do solo é feito de forma eficiente, ele irá proporcionar condições físicas e químicas ideais para que a planta tenha uma brotação de qualidade juntamente com um excelente crescimento e desenvolvimento radicular e com isso garanta o estabelecimento da cultura ali presente. Muitas culturas necessitam de realizar o preparo do solo mais profundo, como a cana-de-açúcar e floresta.
Qual a importância do solo?
Se o preparo do solo é feito de forma inadequada, o resultado dessa operação é um preparo muitas vezes rasos e que comprometem o desenvolvimento do sistema radicular da cultura. Para o auxílio, tanto na orientação do operador, bem como na geração de mapas de profundidade do solo, existem dispositivos embarcados em máquinas com é o caso do GEOPRO-60 (colocar link do produto).
O solo tem um papel fundamental no desempenho da produtividade agrícola, pois ele armazena os nutrientes necessários para as plantas. O agricultor precisa conhecer bem as características dos solos de sua lavoura, uma vez que sua fertilidade pode variar muito em uma só propriedade e até mesmo dentro de um único talhão.
A matéria orgânica do solo é um dos fatores que contribuem para o bom desenvolvimento das plantas. Muitas das vezes o solo apresenta em sua composição elementos químicos como: nitrogênio, fósforo, potássio, magnésio e ferro, que são absorvidos pelas raízes das plantas. Vale lembrar que esses nutrientes podem ser divididos em dois grupos:
macronutrientes: nutrientes que geralmente são consumidos em grandes quantidades pelas plantas, como: compostos de nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e enxofre;
micronutrientes: diferente dos macronutrientes, as plantas consomem esses nutrientes em pouca quantidade, são eles: compostos de manganês, boro, molibdênio, zinco, ferro e cobre.
Todo o cuidado com o solo ajuda na prevenção da presença de plantas daninhas, que é um dos fatores que mais afeta o rendimento e a produtividade agrícola.
Mas afinal, como é feito o preparo do solo? A seguir listamos algumas técnicas que serão eficientes para o seu cultivo.
Quando o assunto é preparo periódico do solo, a Aração é a operação mais antiga realizada nas lavouras. Essa técnica provoca a aeração das camadas, ou seja, inverte as camadas do solo, permitindo maior introdução do oxigênio e expulsão de gás carbônico da terra. Resultando em um processo químico e biológico da oxigenação de forma eficiente, como se fosse uma verdadeira respiração do solo.
Normalmente é realizada em uma profundidade de 20 cm e quando realizada em solos que são mais propícios ao intemperismo, às vezes acaba sendo um tanto prejudicial à saúde do solo.
Feito esse trabalho, o solo fica profundo e com uma excelente textura, ideal para o desenvolvimento da planta, facilitando a troca gasosa do solo com a atmosfera. Além de destruir insetos e larvas no local do plantio.
Normalmente, temos a presença de alumínio e manganês no solo, o que são considerados efeitos tóxicos totalmente prejudiciais às plantas. A presença do alumínio prejudica o desenvolvimento das raízes das plantas, comprometendo o crescimentos das mesmas e por fim reduzindo sua produtividade.
A calagem é uma das principais técnicas utilizadas no preparo do solo para plantio, simplesmente porque é a responsável por reduzir a acidez e o alumínio tóxico no solo, aumentando a saturação de sua base.
Sabemos que cultivar não é uma tarefa simples, não é mesmo?! É fundamental que o produtor monitore todas as variáveis que podem interferir no sucesso de sua plantação, sejam elas positivas ou negativas.
Fugindo do sistema convencional, o aumento da tecnologia e a acessibilidade que oferece o acesso digital aos agricultores, mesmo dentro de fazendas e distantes de antenas de rede, a Agricultura de Precisão é hoje uma realidade entre os produtores,
Software desenvolvidos justamente para o aumento de produtividade, facilitam o trabalho de operadores com o auxílio de ferramentas que proporcionam dados e números que são fundamentais para o sucesso da safra.
Através da tecnologia é possível fazer o manejo da fertilidade do solo utilizando informações exatas e precisas sobre faixas ou porções menores do terreno, tornando ainda mais eficiente o uso de corretivos e fertilizantes.
Você deve estar se perguntando neste momento quais são essas ferramentas tão eficientes para um bom preparo de solo. Um dos sistemas utilizados pelos produtores é o sistema de posicionamento global, mais conhecido como GPS.
Algumas tecnologias com aplicação de taxa variável, como o Field IQ Granular, é capaz de controlar a taxa variável ou fixa de fertilizantes e corretivos, possibilitando ainda a variação das taxas de acordo com as prescrições e o registro das doses aplicadas, economizando insumos e aumentando a qualidade do solo.
O sistema ainda permite realizar o ajuste e acompanhar em tempo real a população, e ainda acompanhar a simulação de suas sementes com a utilização de uma prescrição criada através de zonas de manejo.
Você também pode obter maior produtividade através da potencialização de rendimento nas áreas mais férteis e redução de custos nas áreas menos férteis, obtendo assim maior lucratividade da sua área de plantio.
Depois deste artigo, podemos concluir então que o solo é o fundamento básico da agricultura e da produção de alimentos. É o ingrediente principal da nossa qualidade de vida.
A Geo Agri é pioneira em Agricultura de Precisão em todo território nacional, oferecendo diversos produtos para aumento da sua produtividade no campo.
Em nosso Blog você pode consultar diversos conteúdos do mundo Agro, basta clicar aqui. Entre em contato e fale agora com um especialista.