Reduzir os custos na agricultura é um dos fatores mais importantes e determinantes para que o produtor aumente a sua produtividade e a sua lucratividade.
Um bom planejamento e o controle dos custos levam a uma maior lucratividade. Um dos desafios do produtor é controlar os custos sem afetar a produtividade.
Nesse aspecto, a agricultura de precisão é uma prática que facilita o trabalho em campo. Com um conjunto de ferramentas e recursos tecnológicos que auxiliam o produtor para uma tomada de decisão mais assertiva, aumentando o seu potencial de produção e a redução de custos.
A seguir você confere algumas alternativas que podem auxiliar o trabalho em campo para que a redução dos custos com a produção agrícola seja feita de forma eficaz.
O planejamento agrícola é uma das principais atividades para se alcançar o aumento dos lucros na produção agrícola.
Através de um bom planejamento é possível tomar melhores decisões em situações que podem interferir na produção. Essas situações podem estar relacionadas com o clima, o aumento de preços de defensivos, a venda do produto entre outros.
Também é possível fazer a otimização dos processos, tornar as atividades mais sustentáveis e aumentar a rentabilidade.
A otimização dos processos agrícolas é uma alternativa que vem trazendo bons resultados para o produtor.
Quando se emprega recursos tecnológicos é possível fazer a otimização dos processos, monitorar atividades e analisar dados com o objetivo de avaliar o desempenho da produção.
Com o segmento em expansão, o produtor pode contar com recursos tecnológicos avançados e de alta precisão para uma maior economia. Dessa maneira o mercado em alta, o produtor pode contar com recursos tecnológicos avançados e de alta precisão para uma maior economia.
Não há dúvidas que a tecnologia é a principal aliada na otimização dos processos de produção.
Os defensivos agrícolas servem para controlar doenças e pragas que prejudicam a lavoura. São constituídos de elementos químicos e é necessário um cuidado em sua aplicação para que não seja feita de forma indevida.
Quando a aplicação de insumos é feita de forma indiscriminada contribui para o aumento do desperdício e consequentemente um maior impacto ambiental.
Um outro problema encontrado é a deriva. A deriva é um dos principais problemas para aplicação de agroquímicos. Ela pode reduzir a eficiência dos produtos e contribuir para a contaminação ambiental sendo um fator negativo para o produtor rural.
Estabelecer condições meteorológicas ideais durante a aplicação como por exemplo velocidade do ar, temperatura e umidade do ar é uma boa prática para manter a qualidade da aplicação dos insumos.
As estações meteorológicas da Metos Brasil auxiliam o produtor com informações climáticas do local.
Com alternativas e recursos da tecnologia na agricultura o produtor rural pode ter melhorar sua tomada de decisão com o objetivo de tornar seu cultivo mais sustentável com boas práticas, evitando desperdícios, otimizar suas atividades proporcionando melhor qualidade de trabalho para seus colaboradores, melhora a gestão, entre outras melhorias que visam o aumento da produtividade e a redução dos custos.