Monitorar a umidade do solo é uma prática fundamental na agricultura. Para que essa prática seja feita da melhor forma a tecnologia é uma grande aliada desenvolvendo equipamentos modernos que facilitam a vida do produtor.
A água é um recurso natural muito importante na produção, porém a disponibilidade hídrica é variável de acordo com cada região. Dessa forma, a prática da irrigação é uma alternativa para manter a água disponível no solo.
Mas, deve-se ficar atento ao manejo da irrigação para que ele seja feito de maneira correta e não prejudique a produção agrícola.
A prática correta da irrigação é muito importante para evitar problemas na produção.
O excesso de água pode aumentar a perda dos nutrientes por lixiviação, ou seja, ocorre um processo erosivo consequente da lavagem da camada superficial do solo. O excesso de água também pode aumentar as chances de salinização e diminuir a oxigenação da plantação, gerando prejuízos e aumento dos custos na produção.
O contrário desse cenário também pode ser prejudicial. Caso a irrigação não seja suficiente, pode provocar o estresse hídrico nas plantas ocasionando também a perda de produção.
Por isso monitorar a umidade do solo é um fator decisivo na atividade do produtor.
Quando o produtor sabe qual a quantidade de água presente no solo, ele pode irrigar somente quando for necessário, evitando desperdícios e reduzindo custos. Com essas informações, o produtor também tem a oportunidade de estudar o solo da sua propriedade identificando quais áreas retém mais água que as outras, organizando as zonas de manejo para a prática da irrigação.
Com o avanço da tecnologia, surgiram novas soluções para esse mercado. As soluções mais indicadas são os sensores e sistema de monitoramento de umidade como o Irromesh.
O Irromesh é um sistema de gerenciamento de irrigação com sensores de umidade e temperatura que podem determinar quando ativar a irrigação e quanto de água deve aplicar.
Dessa forma o produtor economiza água, energia elétrica, melhora a distribuição dos nutrientes e alcança maior desenvolvimento da cultura.
Uma outra tecnologia que pode ser utilizada junto com o monitoramento do solo, são as estações meteorológicas.
As estações meteorológicas são equipamentos de alta tecnologia capazes de transmitir informações climáticas em tempo real do local exato onde estiver instalada, além de armazenarem um histórico climático.
Com as informações coletadas e as possíveis mudanças climáticas o produtor adquire maior conhecimento sobre as melhores épocas de plantio, além de poder planejar as atividades de produção, melhorar a manutenção e aplicação de agroquímicos e fertilizantes.
Com o histórico emitido através da estação meteorológica e as informações de evapotranspiração aliado aos sensores de solo, o produtor rural consegue ter decisões mais assertivas.
A tecnologia na agricultura é uma forte aliada nos processos agrícolas. Alguns benefícios no uso da tecnologia para o monitoramento da umidade do solo, podem ser citados como a automação do processo, o aumento da produtividade, a diminuição dos desperdícios, a redução dos custos do produto e o aumento dos lucros. Também pode-se observar a redução dos riscos com a perda da produção.