Com os avanços da tecnologia o monitoramento climático tem trazido algumas soluções eficazes para o agronegócio, acelerando o processo de adaptação a essa nova tendência.
No mercado do agronegócio, já é possível encontrar soluções com alta tecnologia, o que tem favorecido o produtor rural oferecendo mais possibilidades e chances de desenvolvimento.
O clima é um desafio para os produtores, uma vez que ele atinge diretamente a sua produção. Muitos se encontram vulneráveis de acordo com as condições climáticas do local em que se encontra a sua cultura.
Para entender melhor sobre o tema, desafios e soluções, vamos saber melhor sobre o que são as mudanças climáticas e de que maneira elas podem afetar a produção agrícola.
O clima é um conjunto de fatores atmosféricos responsáveis pelas variações do estado de tempo em uma determinada região.
Existem duas frentes relacionadas às mudanças climáticas: as previstas que são quando as alterações do clima e tempo acontecem de forma natural e prevista em relação a chuvas, temperatura e umidade. Mas existe outra frente que ocorre quando essas mudanças ocorrem de maneira mais drástica ou por um longo período de tempo. Isso afeta fortemente a produção agrícola do local atingido por estas mudanças.
Toda cultura precisa de boas condições de solo, luz, água e calor para seu bom desenvolvimento. As mudanças de temperatura relacionadas à umidade podem contribuir para a proliferação de insetos, doenças e plantas daninha que são prejudiciais a lavoura. Sendo assim, o clima é um fator fundamental para a produção agrícola e uma preocupação para o produtor rural.
Com o monitoramento climático é possível ter acesso a dados e informações climáticas para que o produtor planeje a produção, além de auxiliá-lo para uma melhor tomada de decisão.
Uma das soluções mais eficazes que temos no mercado são as estações meteorológicas. Estes equipamentos são portados de sensores instalados em dua propriedade, capazes de levantar dados referentes às variações climáticas do local, muito mais precisos que as previsões convencionais.
As estações meteorológicas são equipamentos de alta tecnologia que permitem realizar um planejamento agrícola mais assertivo assim como ter acesso a informações meteorológicas de um determinado local em tempo real.
Suportando mais de 400 sensores, as estações automáticas da Metos Brasil, são soluções eficazes para o produtor que busca uma agricultura de precisão mais eficaz. Através destes sensores é possível medir além das variações climáticas, dados de umidade, temperatura do solo, molhamento foliar, pH, entre outros.
Baseada no levantamento das informações o produtor pode definir a aptidão de cada área e seu potencial produtivo para o cultivo de determinada cultura, além de estabelecer as melhores épocas de semeadura. Atividades relacionadas ao manejo da irrigação também são favorecidas com as estações meteorológicas, baseando-se aos dados de umidade do solo.
Os dados podem ser levantados em tempo real no local de interesse, o que é de suma importância para a tomada de decisão, análise das estratégias a serem definidas e criação de alternativas para aumentar a eficácia da atividade agrícola.
Com alta tecnologia na agricultura possuem um datalogger para armazenamento de dados, além de painel solar, bateria, GPS e possuem estrutura de fácil acomodação no local de interesse.
A Metos Brasil é parceira da Vantage Centro Sul | Geo Agri e traz para o produtor agrícola as melhores soluções para o monitoramento climático e previsão do tempo para sejam feitas tomadas de decisões cada vez mais eficazes.
Para saber mais acesse o nosso site e confira o lançamento da parceria Vantage Centro Sul | Geo Agri e Metos Brasil.