O cultivo de diversas culturas exige muitas técnicas e um monitoramento constante para que se tenha uma colheita eficaz e precisa.
O plantio e colheita da cana-de-açúcar, por exemplo, se não executados de maneira correta, podem comprometer não só a produtividade, mas também a qualidade do produto final. Por isso, a mecanização vem se tornando cada vez mais comum, já que o maior controle sobre o trabalho pode promover maior aproveitamento da lavoura, menos riscos à produção futura e menor desperdício.
A tecnologia está presente na agricultura e tem beneficiado cada vez mais o produtor. Com as Soluções Geo Agri – Vantage CS para Cana de Açúcar, sua operação tem as mais avançadas ferramentas para suportar processos, decisões críticas e aumentar a eficiência, produtividade e sustentabilidade na sua fazenda.
Oriente e direcione seus veículos com precisão, com o sistema de direção assistida, GFX com EZ-Pilot PRO. Colete dados e transfira os dados de seus equipamentos para o escritório para um melhor gerenciamento, com o Trimble Ag Software. Analise as informações gravadas para racionalizar os processos, economizar insumos e maximizar as safras de cana.
Além disso, o mapeamento das linhas de áreas de plantio para posterior transferência para as colhedoras pode ser realizado por Vants.
Todas as tecnologias e opções de ferramentas para uma colheita eficaz, traz ao produtor controle e monitoramento do trabalho, já que a colheita é uma etapa que pode desencadear boa parte das perdas de uma lavoura.
As perdas podem se originar devido a vários fatores que podem variar, desde o próprio maquinário, planejamento até a capacitação adequada de quem vai realizar as atividades.
O planejamento agrícola e o uso de geotecnologias como piloto automático, Veículos Aéreos Não Tripulados (Vants) e o treinamento operacional ajudam na maior eficácia da produção.
O bom funcionamento do maquinário agrícola é fundamental para garantir a qualidade da operação e da produção.
A utilização das máquinas na execução das atividades agrícolas permite a realização de tarefas de forma mais rápida e eficaz proporcionando mais conforto ao operador. A otimização reduz a necessidade de interferência humana em etapas cruciais do plantio e colheita, reduzindo o tempo do operador que pode se preocupar com outras tarefas, aumentando a eficiência do trabalho.
Mas as máquinas precisam estar em boas condições para que se possam ser utilizadas da melhor forma, ou seja, a sua manutenção interfere diretamente no rendimento do maquinário que pode beneficiar ou prejudicar a operação.
Sendo assim, o maquinário pode necessitar de duas manutenções: a preventiva e a corretiva:
Uma manutenção adequada cuida dos ajustes, e tudo que envolve a correção de danos e defeitos.
A manutenção contribui tanto para o melhor rendimento e aproveitamento do uso das máquinas como a fim de evitar imprevistos durante a operação. Ela também permite que as máquinas trabalhem por um grande período.
A utilização do maquinário está diretamente ligada a habilidade dos trabalhadores rurais que são responsáveis por operá-las. Para a colheita da cana-de-açúcar essa prática não é diferente. Treinar e capacitar os operadores para operarem principalmente com as colheitadeiras da melhor maneira possível, é fundamental para manter a melhor qualidade de operação e colheita.
Existem muitos cursos e treinamentos que capacitam e preparam os operadores para todos os momentos da operação.
Na Vantage Centro Sul | Geo Agri, você pode encontrar o curso de Piloto Automático Hidráulico, onde além de conhecer todos os componentes do piloto automático, o operador será capaz de configuração, corrigir e diagnosticar as principais falhas e encontrar as melhores soluções.
As condições climáticas são fundamentais para o plantio da cana-de-açúcar.
As informações coletadas sobre os aspectos climáticos podem contribuir para um bom planejamento de análise das melhores épocas de plantio e colheita.
Hoje com a utilização da tecnologia, existem equipamentos, como por exemplo as estações meteorológicas que podem auxiliar o produtor em sua tomada de decisão. Com o levantamento de dados relacionado ao clima, vento, umidade e outras informações importantes, o produtor pode se planejar e tornar a sua tomada de decisão em relação ao plantio e colheita mais assertiva.
Por fim podemos concluir que uma boa manutenção do maquinário, uma boa capacitação dos operadores aliados com o avanço das geotecnologias presentes no campo, podemos ter cada dia mais uma colheita mais precisa e eficaz, tornando os resultados mais favoráveis e um produtor mais satisfeito.
Gostou desse conteúdo? Fique ligado em nosso blog e a todos os conteúdos com informações e dicas para você ter resultados cada vez mais satisfatórios.