Qual a importância do solo?
O correto preparo do solo é importante quando se objetiva aumentar a produtividade para a cultura de grãos.
No artigo de hoje nós vamos apresentar as principais soluções voltadas no preparo do solo, sempre buscando os melhores resultados para a sua colheita.
Como você sabe, uma colheita de sucesso depende de fatores que são colocados em prática muito antes do solo receber as sementes.
O processo de preparação do solo para receber uma nova safra inclui várias etapas. O controle de profundidade se encontra como uma das mais importantes, pois, garante uniformidade em todas as linhas, colocando as sementes em profundidade adequada para que a cultura ali depositada tenha espaço o bastante para o seu pleno desenvolvimento. Uma inserção muito rasa ou muito profunda prejudicará o resultado de toda a colheita.
A compactação do solo derivado do tráfego de maquinário pesado pode prejudicar a produção agrícola, diminuindo o rendimento e aumentando os custos da produção.
Para corrigir estes erros é preciso entrar com uma operação mecanizada no preparo do solo que corrija a barreira do solo e a profundidade, como o sistema Geopro-60, onde o operador tem acesso, em tempo real, a profundidade com alta precisão, garantindo maior eficiência e qualidade na operação.
Você já deve saber que os solos brasileiros têm acidez e alumínio, dois elementos tóxicos para plantas. E nesse caso, a calagem bem feita faz toda diferença e é responsável por aumentar a produtividade para a cultura de grãos.
O milho, por exemplo, exige uma correção do solo e pode aumentar em até 50% sua produtividade.
Então, podemos dizer que a calagem tem os seguintes objetivos:
Na calagem se aplica calcário e assim consegue-se elevar os teores de cálcio e magnésio no preparo do solo. Isso acarreta uma neutralização do alumínio trivalente, além de corrigir o pH, como mencionamos anteriormente.
Para auxiliar essa aplicação e garantir máximo aproveitamento, contamos com sistemas de controle de taxa variável ou fixa de fertilizantes e corretivos (falaremos mais a seguir), o qual possibilita a variação das taxas de acordo com as prescrições e o registro das doses aplicadas, economizando dinheiro e aumentando o rendimento.
Há um segundo problema, além da forte presença de alumínio trivalente, em geral, os solos no Brasil possuem pouco cálcio, sobretudo em camadas profundas. O que gera um cenário extremamente desafiador para o cultivador de cultura de grãos.
Em solos assim, as raízes ficam próximas da superfície, o que compromete a absorção de nutrientes pelas raízes. Diminuindo a produtividade para a cultura de grãos ali presente.
A gessagem – aplicação de gesso ao solo – surge como uma ótima alternativa para sanar esse problema. Com ela você conseguirá melhorar a camada subsuperficial do solo e o sistema radicular das plantas. O gesso (CaSO4 – sulfato de cálcio) é um subproduto da indústria de fertilizantes fosfatados. Por ser ótima fonte de cálcio (20%) e enxofre (15-18%) é um excelente condicionador de solo.
A agricultura de precisão trouxe melhoras para aumentar a produtividade para a cultura de grãos. O GPS, por exemplo, com seus recursos de sensoriamento remoto, aliado com a agricultura digital, melhoram a distribuição de insumos.
Uma aplicação fica mais segura e sem desperdícios.
A distribuição de insumos em taxa variável é uma técnica de fazer a aplicação de acordo com a necessidade da sub-região na zona de produção agrícola. Então, desconsiderando a média das características daquela área, e utilizando as estatísticas de cada ponto.
Essa variabilidade espacial de distribuição de insumos em taxa variável consegue identificar com excelência a proliferação de plantas daninhas e o até mesmo grau de nutrição do solo.
A principal aplicação dessa técnica é compreender as segmentações da área de produção, gerando diretrizes para a aplicação de insumos com o mínimo de desperdício e o máximo de precisão.
Vejamos as principais vantagens dessa aplicação, em comparação com a aplicação fixa padrão:
Conheça agora: ISOBUS de Plantio, a ferramenta perfeita para a sua aplicação em taxa variável
Bem, sabemos que para muitos o momento da colheita é um dos mais simples, mas aqui cabem algumas observações para que aumentar a produtividade da cultura de grãos. São elas:
Acesse agora: conheça todos os produtos voltados para agricultura de precisão e aumente a produtividade da sua cultura de grãos
Agora que você absorveu todo esse conteúdo aqui no blog da Vantage Centro Sul | Geo Agri e aprendeu sobre a preparação de solo para aumentar a produtividade para a cultura de grãos. Chegou hora de colocar seus conhecimentos em prática.
Desejamos uma ótima colheita!