Qual a importância do solo?
Todo trabalhador do campo procura extrair o máximo da sua cultura e não há maneira melhor de fazer isso do que aumentando a eficiência da sua lavoura, transformando a produção com resultados cada vez mais satisfatórios, sem a necessidade de incorporar novas áreas nas suas terras.
Afinal, quem é que não quer aumentar os ganhos no final do mês sem precisar expandir de imediato, não é mesmo? A verdade é que isso é muito possível, tanto para aqueles que não possuem o hábito de procurar a solução mais eficiente sempre, quanto para quem está sempre procurando novas melhorias no campo.
Com os investimentos certos e aproveitando ao máxima as suas terras, principalmente para os pequenos agricultores, você verá a sua produtividade aumentar cada vez mais.
Claro que os investimentos certos serão necessários, pois toda cultura requer insumos e tecnologias para funcionar ainda melhor hoje em dia. Mas quando pensamos na nossa lavoura, precisamos pensar se ela está sendo aproveitada ao máximo, para aí podermos pensar na possibilidade de expansão.
Por isso que, no blog de hoje, trouxemos 6 formas de você aumentar a eficiência e produtividade da sua lavoura, além de começar a ter cada vez mais lucros no final do mês.
Não tem jeito, a tecnologia veio para ajudar e cada vez mais ela está tornando a vida do homem do campo mais fácil, agilizando processos através de softwares e equipamentos que estão revolucionando o setor agrícola.
Por isso, você precisa estar ligado nas novidades e sempre pronto para adotar as soluções que serão de fato relevantes para a sua cultura, assim você evita gastar atoa e só investi naquilo que realmente importa para a sua produção.
E se a sua preocupação é a acessibilidade à essas tecnologias, não se preocupe! Se antigamente essas ferramentas eram restritas apenas aos grandes agricultores, hoje em dia elas estão cada vez mais acessíveis e prontas para simplificar a vida de todos os agricultores.
Você já deve ter ouvido falar da rotação de culturas e ela pode ser muito benéfica para você na hora de aumentar a eficiência da sua lavoura.
Como toda ação na agricultura, a rotação de culturas precisar ter um bom planejamento, compreendendo a aptidão agrícola de cada cultura e como elas vão interagir entre si. Não se esqueça que este é um projeto de longo prazo, então programe-se para que você dê conta de todas as suas demandas.
Outro ponto importante da rotação de culturas, é que ela é feita para reduzir a exaustão do solo, pois a cada ciclo as necessidades de adubação variam, ao contrário da monocultura, que traz para o seu solo uma infertilidade maior no longo prazo.
Quando utilizados repetidamente o mesmo tipo de cultura, a tendência é que o solo perca nutrientes e sofra mais com doenças, pragas e plantas daninhas. A rotação de cultura evita que essas pragas atinjam a sua lavoura.
Com a rotação de cultura bem planejada você pode maximizar a produção rural e ainda minimizar os impactos no meio ambiente.
Você pode até ter um bom solo, com muita fertilidade e grandes chances de uma boa produção, mas nada disso adiantará se você não investir em um pequeno detalhe: a semente, afinal, são elas que trazem toda a carga genética necessária para uma boa produção.
As variedades de sementes são muitas e você precisará ficar atento não apenas nas sementes, mas também no solo que você vai plantar elas, pois cada semente é desenvolvida para diferentes tipos de solos e climas. Por isso, foque em aliar essas 3 forças: semente, solo e clima, para ter mais eficiência no seu plantio.
E não se esqueça de procurar as sementes certificadas pelos órgãos responsáveis, assim você estará levando ainda mais qualidade para a sua cultura e com mais segurança.
Os fertilizantes são grandes responsáveis por uma produção de sucesso, mas a sua utilização precisa ser correta para que os resultados sejam satisfatórios no final.
Sendo assim, os fertilizantes acabam sendo indispensáveis para quem trabalha no campo, lembrando sempre que para uma adubação mais eficiente, deve-se usar de forma adequada para não transformar o investimento em prejuízo.
Por isso, para garantir que você estará fazendo o melhor para sua cultura, considere alguns pontos importantes na hora de aplicar os insumos:
Veja as necessidades nutricionais da cultura a ser fertilizada;
Verifique as condições do solo antes da aplicação dos insumos na sua produção;
Procure o tipo de fertilizante mais adequado para a planta e o solo;
Utilize as maneiras corretas de aplicação dos fertilizantes.
Entenda melhor como os fertilizantes pode ajudar você aqui.
O Sistema de Plantio Direto (SPD) é um método prático e eficaz de manejo da terra e pode te ajudar muito a aumentar a sua eficiência reduzindo custos com a preparação da lavoura, evitando a compactação do solo, a erosão e a perda de nutrientes por arrasto.
Essa prática também diminui as operações de aração, isso porque através do SPD a palhagem e demais restos vegetais de culturas anteriores são mantidos na superfície, garantindo uma proteção maior do que se ele fosse deixado exposto ao ambiente.
Assim você terá menos erosão, menos compactação do solo e até mesmo a redução de assoreamento de rios.
O sistema de plantio direto também possibilita a utilização de colheitadeiras diferenciadas, com picador de palhada, que vão preparar a cobertura vegetal sobre o solo ao mesmo tempo que a colheita da cultura anterior é feita.
A agricultura de precisão está sendo cada vez mais utilizadas por agricultores de todo o mundo, afinal, para uma produção de sucesso e muitos lucros, você precisa saber exatamente o que o seu solo e sua cultura precisam, e essa tarefa a agricultura de precisão vem desempenhando cada vez melhor.
Na prática, a agricultura de precisão consiste no mapeamento da lavoura com sensores e aparelhos com sinais GNSS acoplados às máquinas como: semeadeiras e colheitadeiras. Através de todas as informações levantadas, é possível entender a variabilidade presente na área e descobrir qual parte de uma propriedade precisa de mais ou menos intervenções.
Clique aqui e entenda mais sobre o uso da Agricultura de Precisão.
Agora que você está ainda mais abastecido de ideias e novas maneiras de ser eficiente na sua lavoura, é hora de partir para o campo e colocar em prática tudo o que você aprendeu aqui no blog da Vantage Centro Sul | Geo Agri hoje.