A pulverização seletiva traz muitos benefícios para a produção agrícola, um deles é a redução de custos. O sistema de pulverização seletiva é um sistema simples, porém de alta tecnologia capaz de fazer a aplicação de herbicidas de forma mais eficaz e econômica.
O Weedseeker é um dos principais e mais eficaz sistema de pulverização seletiva. Ele permite que o seu sistema interno composto por sensores, seja acionado pelo verde da planta, o que nomeamos de tecnologia verde sobre verde.
Essa tecnologia faz com que os sensores leiam em NDVI, sigla que vem do inglês (Normalized Difference Vegetation Index) ou Índice de Vegetação por Diferença Normalizada. Através dessa leitura é possível captar o índice infravermelho de plantas e assim poder fazer a aplicação das áreas determinadas.
Dessa forma, a pulverização seletiva identifica as plantas daninhas onde serão aplicados os herbicidas. Confira nos vídeos abaixo como funciona o sistema Weedseeker.
Sistema de pulverização seletiva
Aplicação verde sobre verde
O sistema Weedseeker é uma solução que facilita a operação do produtor trazendo mais economia, pois com ele não é preciso se preocupar com possíveis desperdícios de herbicidas, nem com a resistência e variedade das plantas daninhas.
Um dos maiores problemas que o produtor encontra é o controle das plantas daninhas como a buva e o capim amargoso. O Weedseeker auxilia no controle das plantas daninhas, com uma operação mais segura e com maior rentabilidade.
Com uma operação mais eficaz o produtor reduz até 90% dos gastos com produtos químicos.
Podemos encontrar outros benefícios que estão relacionados à maior eficiência operacional do sistema. Como por exemplo, redução do número de paradas para reabastecimentos, utilização de herbicidas, para melhor controle das plantas daninhas.
O leitor NDVI presente nos sensores Trimble Weedseeker leem o verde sobre verde, o que permite o controle das plantas daninhas mesmo sobre outras culturas já plantadas.
O sistema possui calibração prática e eficiente, pois permite identificar a massa da cultura e calibrar para que a aplicação seja feita apenas na massa presente nas plantas daninhas que forem maiores que a cultura plantada.
O Weedseeker trabalha com o envio e recebimento de dois comprimentos de ondas que garantem máxima eficiência para a detecção da presença e do vigor da planta: o vermelho e o infravermelho.
O sistema torna a aplicação mais eficiente pois evita falhas, pulverização do solo ou em locais que não possuem plantas daninhas.
O sistema possui flexibilidade na altura da operação com variações na altura da barra em até 60cm para baixo e para cima garantindo que a aplicação seja seletiva, precisa e eficiente.
Também possui maior eficiência operacional no pulverizador pois o sistema não é fixo, permitindo que os sensores sejam instalados e removidos para a utilização em qualquer máquina e em várias operações agrícolas.
O sistema permite a emissão de luz própria, o que possibilita o operador trabalhar tanto durante o dia como a noite, aumentando o rendimento operacional.
Dessa forma, podemos concluir que o Weedseeker é um sistema que proporciona muitos benefícios para a operação agrícola garantindo menor aplicação de herbicidas, maior economia de água, energia e custos.