O levantamento topográfico planialtimétrico é essencial na agricultura para que o produtor faça um bom e correto manejo da área agrícola.
Neste post você vai ler sobre o que é o levantamento topográfico planialtimétrico e quais os benefícios para o aumento da produtividade.
A planialtimetria é a representação das informações planimétricas e altimétricas do terreno, posteriormente são representadas graficamente em uma planta, carta ou mapa.
O levantamento topográfico pode ser realizado de três maneiras, conforme descritas abaixo:
Os levantamentos planialtimétricos podem ser realizados através produtos provenientes de imagens aéreas ou também por levantamentos realizados no local com os métodos de posicionamento por satélite (Global Navigation Satellite System - GNSS) entre outras metodologias.
Na agricultura ele é essencial, de modo que para o agricultor tenha um manejo agrícola correto ele precisa do levantamento planialtimétrico. Uma das maiores preocupações do agricultor é em relação a sua produtividade. Dessa forma, para que o produtor tenha maior produtividade é preciso cultivar da melhor forma a sua produção.
É possível ter uma visão geral e técnica do terreno no qual deseja-se plantar. Questões relevantes do solo, preparo, umidade, formato, podem influenciar diretamente no crescimento da população. Portanto fazer um levantamento planialtimétrico é uma forma de evitar erros e aumentar o potencial produtivo da cultura.
Além disso, aspectos do terreno, declividade exercem influência sobre o fluxo de água, processo erosivo, sombreamento, quantidade de energia solar recebida, temperatura e outras variáveis que podem ser analisadas, otimizadas através de um bom planejamento, e o levantamento planialtimétrico é um dos requisitos para isso.
Com o uso das geotecnologias o produtor pode ter acesso rápido e preciso as informações da sua cultura e tomar mais rapidamente a sua decisão. Dessa maneira, com o uso das geotecnologias, as operações tornaram-se cada vez mais automatizadas, graças a equipamentos como receptores GNSS, monitores de bordos e sistemas de navegação.
Equipamentos agrícolas equipados com receptores GNSS e monitores com posicionamento de alta precisão, estão cada vez mais beneficiando as produções agrícolas.
O RTK (Real time Kinematic), por exemplo, é uma tecnologia que proporciona alta precisão no posicionamento em tempo real através do envio de correções via rádio para o receptor embarcado nas máquinas agrícolas ou receptores GNSS de topografia. O RTK já é muito utilizado para a navegação de máquinas agrícolas, e devido à sua alta precisão no posicionamento, garante qualidade nas operações agrícolas.
A tecnologia Global Navigation Satellite System (GNSS) engloba os sistemas de posicionamento global de satélites. É ela que determina a posição de um ponto no sistema de coordenadas geográficas.
Nesse contexto, podemos ver que o levantamento planialtimétrico na agricultura é essencial para que o produtor tenha o conhecimento do seu terreno e como utilizá-lo da melhor forma. O planejamento é um dos principais decisores para o sucesso da produção agrícola, assim, as características do solo e do terreno devem ser criteriosamente analisadas e acompanhadas.
É fato que as geotecnologias estão cada vez mais presentes na vida do produtor trazendo cada vez mais soluções tecnológicas que otimizam a vida do produtor e o auxiliam em suas tomadas de decisões.