Santigo & Cintra

Olá, Visitante
Cadastre-se

Trimble
senseFly
Irrometer
Parrot
Metos Brasil
Fique por dentro das novidades:
loadingEnviando...

Blog » Notícias

Agricultura de precisão: mais rentabilidade e menor uso de insumos

Agricultura de precisão: mais rentabilidade e menor uso de insumos

Segundo pesquisadores, a Agricultura de Precisão é um caminho sem volta para os agricultores, que são beneficiados com a prática na redução de custos e aumento da produtividade. Com a agricultura de precisão o produtor pode identificar áreas de maior produtividade do solo, identificar onde incidem as pragas e doenças além de ter acesso às condições climáticas.

Com o avanço da tecnologia e com a sua chegada no setor agrícola o produtor já se prepara para a agricultura digital, onde cada vez mais ele poderá contar com os recursos tecnológicos a favor da sua produção.

A gestão agrícola também passa por uma transformação com mais capacitação para o profissional, maior eficiência no mapeamento do solo e da lavoura e informações mais precisas. Fatores esses, que são extremamente importantes para a produção agrícola.

A agricultura de precisão permite um melhor gerenciamento da produção agrícola, melhor planejamento da produção, e melhores tomadas de decisões em campo, que originam em menores perdas e consequentemente maior economia para o produtor. Um exemplo disso, é a diminuição do uso de insumos que podem ser aplicados de maneira mais eficaz, ou seja, na hora certa e da maneira correta.

Os resultados podem variar de acordo com a tecnologia aplicada. Muitas fazendas que investem em novas tecnologias já viram o resultado na redução de insumos e contam com uma maior economia.

A inserção da agricultura de precisão aliada a alta tecnologia, o produtor pode usar os recursos para mapeamento da variabilidade do solo e fazer a aplicação da variável de fertilizantes. A criação de mapas de produtividade pode ser feita por captação de imagens por satélites e sensores nas máquinas que registram os dados de produção dentro de uma área.

mapeamento-da-variabilidade-do-solo

Com o levantamento de dados relacionados com as coordenadas geográficas é possível ter um mapa da distribuição da produtividade e os principais problemas de variabilidade. Dessa maneira a junção dessas atividades permitem uma produção agrícola mais eficaz.

Podemos concluir que a agricultura de precisão é uma prática cada vez mais presente na agricultura, uma prática mais rentável, que reduz a necessidade do uso de insumos, aplicados de maneira mais eficaz, gerando maior economia, produtividade e sustentabilidade. 

 

Clique aqui e leia a matéria na íntegra

Autor: Coordenação Geral de Comunicação Social

Fonte: MAPA


 

GeoAgri
GeoAgri

A Geo Agri Tecnologia Agrícola, localizada em Ribeirão Preto, está no mercado há 19 anos e foi pioneira em Agricultura de Precisão. Contando com um departamento de suporte técnico bem estruturado e profissionais altamente qualificados para atender com pontualidade e eficiência os seus distribuidores e clientes, a Empresa possui também um laboratório técnico para a manutenção dos equipamentos.