logo
  • SOBRE NÓS
  • SERVIÇOS
  • PRODUTOS
  • FALE CONOSCO
  • CURSOS
  • CONTEÚDO
  • LOJA ON-LINE
  • SOBRE NÓS
  • SERVIÇOS
  • PRODUTOS
  • FALE CONOSCO
  • CURSOS
  • CONTEÚDO
  • LOJA ON-LINE

Notícias

Drones de pulverização são mais eficientes na plantação de soja

Drones de pulverização são mais eficientes na plantação de soja

A produção brasileira estimada de grãos é de 271,7 milhões de toneladas, sendo que a soja contribui com praticamente a metade (49,83%) dessa produção (Conab, 2021). A soja é produzida em área estimada de 38,50 milhões de hectares, o que corresponde a 56,13% da área total de cultivo de grãos do país (Conab, 2021). O Brasil também é o maior exportador mundial de soja e seus derivados contribuem positivamente para sua balança comercial. O cultivo de soja requer diversos cuidados, entre eles o manejo de pragas. Os percevejos são um dos principais grupos de pragas que causam danos à cultura, pois atacam as vagens e os grãos em formação, podendo causar má formação e abortamento, redução de massa e qualidade de grãos, redução da viabilidade, vigor e potencial de germinação de sementes (Panizzi et al.,2012).

Os percevejos ocorrem com maior intensidade na fase reprodutiva da soja e se localizam predominantemente no interior do dossel da cultura, no estrato médio e inferior das plantas. Nessa fase, a cultura está com sua máxima área foliar e há maior dificuldade de penetração de calda de pulverização para o interior do dossel. A dificuldade de se atingir estas pragas pelos métodos de pulverização tradicionais é considerada uma das possíveis falhas de controle de percevejos. A maior taxa de penetração de calda e cobertura de alvos de interesse no interior do dossel pode ser obtida com o uso de gotas finas. Porém, essas são suscetíveis a perdas por evaporação ou deriva pelo vento, demandando condições ambientais específicas para a pulverização.

O uso de gotas finas está habitualmente associado a pulverizações de baixo volume de calda, que tem se tornado comum entre os agricultores que visam aumentar o rendimento da operação de pulverização e economizar água. A pulverização realizada com drones habitualmente utiliza baixo volume de calda/ha, em torno de 10 L/ha, e velocidade de deslocamento entre 10-20 km/h, e uma combinação de ponta e pressão de trabalho que produz gotas finas (Ramos et al., 2010). Além disso, o efeito das hélices impulsiona a calda de pulverização para baixo e movimenta as folhas do topo das plantas, o que pode melhorar a deposição de calda para os estratos inferiores da planta (Ramos et al., 2010). O uso de drones para pulverizações agrícolas é uma tecnologia emergente que pode se integrar a outros métodos de aplicação e que demanda estudos para embasar seu correto uso.

Assim, foi conduzido um experimento com objetivo de estudar o depósito de inseticidas para o controle de percevejos em diferentes alturas das plantas de soja, obtido na pulverização com drone, comparativamente a diferentes tecnologias, em aplicação tratorizada e costal. 

A pulverização com drone utilizando 10 L de calda/ha resulta em depósito de corante, nos três estratos da planta, inferior à pulverização tratorizada com 80 L de calda/ha, considerada um padrão utilizado pelos agricultores. Nos estratos superior e médio da planta de soja, esse menor depósito é proporcional ao menor volume de calda da aplicação com drone. No estrato inferior, a pulverização com drone proporciona depósito relativo cerca de 2 vezes maior do que a pulverização tratorizada com 80 L de calda/ha. O depósito de inseticida obtido com a pulverização com drone é equivalente
às demais tecnologias de aplicação estudadas, nos estratos superior e médio. No estrato inferior, o depósito de inseticida obtido com a pulverização com drone é superior aos demais tratamentos, sendo cerca de 1,9 vezes superior à pulverização tratorizada com 80 L de calda/ha.

 

Font: Embrapa

<< POST ANTERIOR

Leia mais

Confira a matéria realizada pelo Diretor de Contas Corporativas da Geo Agri na Revista B. Forest

Confira a matéria realizada pelo Diretor de Contas Corporativas da Geo Agri na Revista B. Forest

02 de Agosto de 2021

Confira a matéria realizada pelo Eng. Rodrigo Pellegrini Tamani, Diretor de Contas Corporativas da Geo Agri na

leia +
Geo Agri participa de dia de campo com publico recorde na Suzano!

Geo Agri participa de dia de campo com publico recorde na Suzano!

02 de Agosto de 2021

Geo Agri participa de dia de campo com publico recorde na Suzano com as tecnologias de piloto automático

leia +
Trimble lança plataforma de gerenciamento agrícola

Trimble lança plataforma de gerenciamento agrícola

02 de Agosto de 2021

A Trimble e a Geo Agri apresenta ao público rural brasileiro o Trimble AG Software, uma multiplataforma, fácil

leia +
Fique por dentro de tudo o que acontece no campo.
DJI Agriculture
Pix4d
Irrometer
Trimble
SenseFly
logo
logo

MATRIZ
Av. Dr. Celso Charuri, 6391 - 14098-510 - Ribeirão Preto - SP
Telefone: +55 (16) 3965-8220 / 3603-0500

MAPA DO SITE

Home
Sobre Nós
Serviços
Produtos

Fale Conosco
Cursos
Conteúdo

Copyright © 2009 - 2022 Geo Agri Tecnologia Agrícola.
Todos os direitos reservados. Vantage é uma Marca Registrada
da Trimble Navigation Limited. Todos os Direitos Reservados.