Um dos grandes desafios para o produtor rural é aumentar a produtividade com redução de custos. Isso se deve a interferência de vários fatores internos e externos no campo. O surgimento de novas tecnologias para o setor agrícola tem sido cada vez mais um facilitador na rotina do produtor rural para minimizar e solucionar muitos dos problemas encontrados em seu dia a dia.
O que chamamos de Agricultura 4.0, chega até o campo proporcionando otimização de processos, melhor planejamento e aproveitamento do tempo com tomadas de decisões mais assertivas. Mas como aumentar de fato a produtividade e reduzir os custos, visto que muitos dos problemas do campo são afetados por diversos fatores?
A seguir vamos entender melhor e conhecer algumas soluções que contribuem para a eficácia das atividades no campo.
Como já se sabe, aumentar a produtividade e reduzir os custos é um desafio para o produtor que lida com diversos fatores de interferência em sua produção.
Em vista disso, o produtor precisa lidar com as condições climáticas, o cuidado do solo, aplicação de insumos e fertilizantes, pragas e doenças, entre outros.
Assim, o conjunto de práticas de precisão e o uso de tecnologias em sua rotina, tem feito com que ele decida com maior assertividade o que fazer.
Dessa maneira, a agricultura de precisão se destaca pela sua importância no trabalho agrícola. Otimizar processos, reduzir custos e produzir mais é tudo o que o produtor precisa, mas como isso pode ser feito?
Os drones são muito utilizados no campo para o mapeamento e levantamento de informações das lavouras.
A variabilidade do solo por exemplo é um dos problemas que o produtor enfrenta. Um mesmo talhão/terreno pode apresentar variabilidades, apresentando diferenças de produtividades.
Dessa maneira, para que o produtor identifique essa variabilidade ele conta com as informações obtidas através dos drones.
O eBee-SQ, é o drone de asa fixa da senseFly ideal para levantamento destas variações. Drone especialmente projetado para oferecer maior eficiência e qualidade no levantamento de dados, uma vez que ele vem embarcado com a câmera multiespectral Parrot Sequoia, capaz de detectar bandas não visíveis a olho nu e que possuem informações valiosas sobre a saúde de sua lavoura.
Com software de mapeamento agrícola o produtor pode realizar o mapeamento digital, utilizando as imagens dos drones de maneira mais eficaz.
O Pix4D é um software que converte as imagens em informações precisas. Assim o produtor pode realizar o mapeamento da sua cultura, conhecê-la, identificar problemas e resolvê-los.
As condições do tempo são fundamentais para a produção agrícola. Os fatores climáticos estão diretamente relacionados com a produtividade de uma cultura, tempo e custo.
Por isso destacamos a importância de ter um bom planejamento agrícola com o levantamento das informações meteorológicas para ser mais eficaz na tomada de decisão e evitar possíveis riscos a produção agrícola.
As estações meteorológicas são equipamentos ideais para o produtor ter em mãos dados climáticos de sua propriedade e em tempo real. Com alta tecnologia e fácil utilização as estações trazem informações de tempo localizadas. A previsão do tempo localizada é de extrema importância para a tomada de decisão do produtor.
Informações mais precisas e um bom planejamento evitam perdas e danos na lavoura.
O gerenciamento de dados é fundamental para o aumentar a produtividade e reduzir custos. Conhecer a sua cultura e a sua fazenda é essencial para melhores resultados. O Trimble Ag Software é um gerenciador agrícola de alta tecnologia capaz de conectar toda a operação da sua fazenda.
Informações como aplicações de campo, contrato de venda, registro de silos, custos de produção, mapas de aplicação, são exemplos de relatórios que auxiliam o produtor na gestão de sua empresa.
O Trimble Ag Software Solutions engloba as soluções:
Dessa maneira, o produtor tem maior economia de tempo, operações mais eficazes, aumento de lucro, menor atividade e risco humano.
Como já dissemos anteriormente, a agricultura de precisão é a atividade que auxilia o produtor em sua tomada de decisão.
O uso do piloto automático é uma ótima evolução para a agricultura de precisão. O direcionamento automático nas máquinas agrícolas está em constante crescimento nas operações do dia-a-dia da propriedade. Isso porque os benefícios são muitos. A tecnologia faz a máquina “andar sozinha” com menos trabalho humano, um alto nível de precisão e maior rentabilidade.
Por fim, podemos concluir que com a utilização de tecnologias é possível melhorar a otimização das atividades, proporcionam maior economia de tempo gasto, maior qualidade para o colaborador e assim maior reduzir custos e aumentar a produtividade.