O processamento de imagens feito com drones, está cada vez mais presente no mercado. Saiba qual software usar no processamento de imagens.
O processamento de imagens capturadas por drones está cada vez mais presente no mercado. Um dos motivos é a popularização desses equipamentos. Os drones estão sendo cada vez mais utilizados em setores como agricultura e topografia.
Isso se deve ao seu custo acessível, sua praticidade e evolução de recursos tecnológicos presentes nesses equipamentos.
Portando, câmeras e sensores de alta qualidade são ótimos equipamentos para captação de dados e imagens. Os drones têm trazido soluções cada vez mais eficazes e encontram-se em um mercado com constante crescimento e desenvolvimento. Cada vez mais tem crescido o campo de pesquisa, tecnologia e inovação nessa área.
Os drones são um grande aliado da economia. Na agricultura, por exemplo, permitem a redução de custos e aumento da produtividade, devido a tomada de decisões mais assertivas. Desse modo os drones estão cada vez mais presentes no agronegócio, topografia, mapeamento aéreo, assim como diversas áreas em que a tecnologia gera benefícios.
Hoje é possível encontrar drones com recursos tecnológicos bem avançados. Os drones são equipados com câmeras e sensores que fazem a captação dos dados e informações. Desse modo podemos ver alguns tipos de câmeras embarcados nesses equipamentos:
O processamento de imagens inicia-se após a aquisição das imagens. Para isso é necessário um software para executar tal procedimento.
Os softwares podem ser específicos de acordo com o objetivo do projeto. Um dos principais softwares de processamento de imagens é o Pix4D Mapper. Esse software é capaz de gerar ortomosaicos georreferenciados, modelos tridimensionais, modelos digitais de terreno, mapas de índices de vegetação, além de recursos a serem utilizados para calcular distâncias ou áreas, cálculos de volumes e outros.
Sendo muito utilizado na agricultura o PIX4D Mapper é um software que de imagens RGB, que possui também recursos para processamento de imagens infravermelho termais e imagens de câmeras multiespectrais como a câmera Parrot Sequoia, considerada uma das principais e mais aceitas câmeras do mercado.
O Pix4D Mapper consegue gerar dados e informações importantes para o agricultor. Com ele é possível obter indicadores para averiguar a saúde da cultura, condições do solo, manchas sinalizando falhas no plantio, invasoras e outras anomalias. Os dados fornecidos auxiliam o produtor na sua tomada de decisão.
Ele possui ótimo fluxo de trabalho em uma plataforma intuitiva e amigável. Proporciona facilidade e qualidade na operação do mesmo.
Por fim, dentre todas as opções encontradas no mercado hoje, o Pix4D Mapper é o mais recomendado. O Pix4D Mapper possui diversas funções e muitos benefícios para o operador, além de qualidade e confiabilidade nos produtos gerados, por isso se destaca no mercado entre as melhores soluções.
Saiba mais sobre as soluções que a Vantage Centro Sul | Geo Agri tem para o seu negócio. Acompanhe o blog e confira os outros conteúdos.