logo
  • SOBRE NÓS
  • SERVIÇOS
  • PRODUTOS
    Controladores de Plantio Sinal de Correção Irrigação Monitoramento da Profundidade do Solo Monitores Piloto Automático Rádio Software Agricultura de Precisão Vant / Drone Sistema de Guia Manual Taxa Variável Controle de Seção Sensores Ópticos Soluções de Gerenciamento Orientação do Implemento Estação Base RTK Equipamentos Seminovos Transporte Inteligente Receptores
    Todos os Produtos
  • FALE CONOSCO
  • CONTEÚDO
  • LOJA ON-LINE
  • SOBRE NÓS
  • SERVIÇOS
  • PRODUTOS
    • Controladores de Plantio
    • Sinal de Correção
    • Irrigação
    • Monitoramento da Profundidade do Solo
    • Monitores
    • Piloto Automático
    • Rádio
    • Software Agricultura de Precisão
    • Vant / Drone
    • Sistema de Guia Manual
    • Taxa Variável
    • Controle de Seção
    • Sensores Ópticos
    • Soluções de Gerenciamento
    • Orientação do Implemento
    • Estação Base RTK
    • Equipamentos Seminovos
    • Transporte Inteligente
    • Receptores
    • Todos os Produtos
  • FALE CONOSCO
  • CURSOS
  • CONTEÚDO
  • LOJA ON-LINE

Blog

Tendências na Agricultura: o protagonismo dos consumidores

Tendências na Agricultura: o protagonismo dos consumidores

Entenda o que é e como o protagonismo dos consumidores pode impactar as etapas de fabricação de um produto na indústria agroalimentar.

A tecnologia na agricultura não para de se desenvolver. A cada dia, novos mecanismos são desenvolvidos para melhorar o relacionamento e a interação entre as pessoas. Como exemplo, podemos citar as mídias sociais e os e-commerces, que causaram enormes transformações na comunicação do mundo inteiro, principalmente, entre as empresas e os seus consumidores.

Com o maior acesso à internet, os clientes têm a oportunidade de compartilhar as suas experiências, avaliar produtos e influenciar na decisão de compra de outros usuários. E, claro, as empresas produtoras de alimentos se depararam com novos desafios, precisando investir ainda mais na qualidade dos seus meios de fabricação, em busca de boas oportunidades de negócio e metas a serem superadas nos próximos anos.

Vamos nos aprofundar no assunto? No post de hoje, você entenderá melhor sobre o protagonismo dos consumidores na indústria agroalimentar. Acompanhe!


O poder de influência dos consumidores

Não há como negar: o consumidor possui um papel muito importante nos processos de criação de um produto ou serviço. No Brasil, o mercado de consumo é bastante diversificado, o que, sem dúvida, é mais um desafio para as empresas que desejam atuar e se destacar no segmento. Afinal, como agradar a todos os públicos e manter ótimos resultados em vendas?

Ainda que boa parte dos consumidores brasileiros sejam de classe média baixa, o acesso à internet e informação transformou significativamente os processos de compra.

Isso porque, com um smartphone ou computador, o cidadão tem mais facilidade para verificar a reputação das marcas, checar os valores, conhecer as empresas concorrentes, além de ter mais informações sobre valores e principais características dos produtos.

Com essa mudança, os cidadãos passaram a exigir alimentos mais nutritivos e saudáveis e, ao mesmo tempo, evitar tudo aquilo que não desejam consumir. Tal influência pode ser notada em diversos segmentos do mercado, incluindo o agrícola.


O impacto do protagonismo dos consumidores na indústria

Consequentemente, o protagonismo dos consumidores acabou impactando as decisões do sistema produtivo agroalimentar. Em geral, esse movimento dos consumidores costuma ser liderado por classes com maior poder aquisitivo e de compra.

Contudo, segundo os especialistas, os cidadãos de classe média baixa também estão valorizando características dos alimentos que não se limitam ao preço. Este é o caso das questões relacionadas ao sabor e qualidade nutricional.

Diante disso, as chamadas cadeias de suprimento de alimentos, tanto no Brasil, quanto no mundo, estão sendo influenciadas por três fenômenos. São eles:
 

  • Crescimento do comércio globalizado.

  • Urbanização e aglomeração da agricultura.

  • Mudança e segmentação das dietas alimentares.
     

Com a mudança no processo de compra dos brasileiros, a produção de alimentos passou a atender aos seguintes atributos: sensorialidade, bem-estar e saudabilidade, praticidade, qualidade, sustentabilidade, ética e confiabilidade.

Para se ter uma ideia, nos últimos anos, a venda de produtos considerados saudáveis teve um aumento significativo: 98%. Só em 2016, o mercado no país teve um faturamento de R$ 93,6 bilhões, fazendo com que o Brasil atingisse a 5ª posição no ranking mundial de consumidores saudáveis.

Desafios da indústria agroalimentar para os próximos anos

Como é de se esperar, a indústria agroalimentar encontrará uma série de desafios a serem superados nos próximos anos. Segundo os especialistas e profissionais da área, os principais deles são:
 

  1. Acompanhar, frequentemente, o perfil e as necessidades dos consumidores, sejam eles intermediários ou finais.
  2. Monitorar as principais tendências de consumo agroalimentares.
  3. Analisar o comportamento, bem como o consumo, dos alimentos em diferentes níveis de renda. (Um bom exemplo disso, é a análise de incidência de obesidade e outros problemas de saúde que podem estar vinculados aos hábitos alimentares em cada classe social)
  4. Incentivar o desenvolvimento de tecnologias que acompanhem as mudanças do mundo digital.
  5. Produzir e disponibilizar informações relevantes sobre a origem, qualidade, métodos de produção e os impactos ambientais da produção agrícola.
  6. Aprofundar os estudos das plantas alimentícias não convencionais, com a finalidade de desenvolver novos produtos para o consumo dos brasileiros.
  7. Intensificar a produção de novos produtos para diferentes setores alimentícios, com foco naqueles que possuem maior demanda no mercado. (Produtos orgânicos, alergênicos e os itens gourmet são alguns deles)
  8. Criar produtos com excelente composição nutricional, segurança e praticidade e, inclusive, desenvolver novas embalagens para os mesmos.
     

Com esses processos, a expectativa é que o Brasil continue liderando boas posições nos rankings mundiais e, em paralelo, acompanhe as mudanças de hábitos e necessidades dos seus diversos consumidores.

Gostou de conhecer melhor sobre o protagonismo dos consumidores no mercado agroalimentar? Aproveite a leitura e confira também o nosso conteúdo sobre os desafios de gestão das propriedades rurais!

<< POST ANTERIOR
PRÓXIMO POST >>

Leia mais

CAER: Certificado de Aeronavegabilidade Especial para RPAs

CAER: Certificado de Aeronavegabilidade Especial para RPAs

28 de Julho de 2021

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) emitiu autorizações permitindo os drones dos

leia +
A importância da mobilidade na Agricultura de Precisão

A importância da mobilidade na Agricultura de Precisão

28 de Julho de 2021

A Agricultura de Precisão foi um salto revolucionário no setor, afinal de contas, trata-se da aproximação

leia +
Sinal de correção Center Point RTX

Sinal de correção Center Point RTX

28 de Julho de 2021

Nos dias atuais, quando falamos em Agricultura é necessário pensar em precisão. Quanto mais precisos estiverem

leia +
Fique por dentro de tudo o que acontece no campo.
eBee X
DJI Agriculture
Pix4d
Irrometer
Trimble
PTx Trimble
logo
logo

MATRIZ
R. O, QUADRA20 LOTE 758 - CEP: 75907-170 Rio Verde-GO / Av. Dr. Celso Charuri, 6391 - 14098-510 - Ribeirão Preto - SP
Telefone: 16 3965-8220 Ribeirão Preto-SP 64 3051-5037 Rio Verde-GO

MAPA DO SITE

Home
Sobre Nós
Serviços
Produtos

Fale Conosco
Cursos
Conteúdo

Copyright © 2009 - 2025 Geo Agri Tecnologia Agrícola.
Todos os direitos reservados. Vantage é uma Marca Registrada
da Trimble Navigation Limited. Todos os Direitos Reservados.