Entenda o que é e como o protagonismo dos consumidores pode impactar as etapas de fabricação de um produto na indústria agroalimentar.
A tecnologia na agricultura não para de se desenvolver. A cada dia, novos mecanismos são desenvolvidos para melhorar o relacionamento e a interação entre as pessoas. Como exemplo, podemos citar as mídias sociais e os e-commerces, que causaram enormes transformações na comunicação do mundo inteiro, principalmente, entre as empresas e os seus consumidores.
Com o maior acesso à internet, os clientes têm a oportunidade de compartilhar as suas experiências, avaliar produtos e influenciar na decisão de compra de outros usuários. E, claro, as empresas produtoras de alimentos se depararam com novos desafios, precisando investir ainda mais na qualidade dos seus meios de fabricação, em busca de boas oportunidades de negócio e metas a serem superadas nos próximos anos.
Vamos nos aprofundar no assunto? No post de hoje, você entenderá melhor sobre o protagonismo dos consumidores na indústria agroalimentar. Acompanhe!
Não há como negar: o consumidor possui um papel muito importante nos processos de criação de um produto ou serviço. No Brasil, o mercado de consumo é bastante diversificado, o que, sem dúvida, é mais um desafio para as empresas que desejam atuar e se destacar no segmento. Afinal, como agradar a todos os públicos e manter ótimos resultados em vendas?
Ainda que boa parte dos consumidores brasileiros sejam de classe média baixa, o acesso à internet e informação transformou significativamente os processos de compra.
Isso porque, com um smartphone ou computador, o cidadão tem mais facilidade para verificar a reputação das marcas, checar os valores, conhecer as empresas concorrentes, além de ter mais informações sobre valores e principais características dos produtos.
Com essa mudança, os cidadãos passaram a exigir alimentos mais nutritivos e saudáveis e, ao mesmo tempo, evitar tudo aquilo que não desejam consumir. Tal influência pode ser notada em diversos segmentos do mercado, incluindo o agrícola.
Consequentemente, o protagonismo dos consumidores acabou impactando as decisões do sistema produtivo agroalimentar. Em geral, esse movimento dos consumidores costuma ser liderado por classes com maior poder aquisitivo e de compra.
Contudo, segundo os especialistas, os cidadãos de classe média baixa também estão valorizando características dos alimentos que não se limitam ao preço. Este é o caso das questões relacionadas ao sabor e qualidade nutricional.
Diante disso, as chamadas cadeias de suprimento de alimentos, tanto no Brasil, quanto no mundo, estão sendo influenciadas por três fenômenos. São eles:
Crescimento do comércio globalizado.
Urbanização e aglomeração da agricultura.
Mudança e segmentação das dietas alimentares.
Com a mudança no processo de compra dos brasileiros, a produção de alimentos passou a atender aos seguintes atributos: sensorialidade, bem-estar e saudabilidade, praticidade, qualidade, sustentabilidade, ética e confiabilidade.
Para se ter uma ideia, nos últimos anos, a venda de produtos considerados saudáveis teve um aumento significativo: 98%. Só em 2016, o mercado no país teve um faturamento de R$ 93,6 bilhões, fazendo com que o Brasil atingisse a 5ª posição no ranking mundial de consumidores saudáveis.
Como é de se esperar, a indústria agroalimentar encontrará uma série de desafios a serem superados nos próximos anos. Segundo os especialistas e profissionais da área, os principais deles são:
Com esses processos, a expectativa é que o Brasil continue liderando boas posições nos rankings mundiais e, em paralelo, acompanhe as mudanças de hábitos e necessidades dos seus diversos consumidores.
Gostou de conhecer melhor sobre o protagonismo dos consumidores no mercado agroalimentar? Aproveite a leitura e confira também o nosso conteúdo sobre os desafios de gestão das propriedades rurais!