Todo produtor rural que tenta organizar a lavoura em faixas sabe como é complicado realizar a semeadura em toda a área, pois invariavelmente ocorre a sobreposição de sementes em bordaduras e arremates, resultando em desperdício.
Para evitar essa perda, a implementação de um sistema de desligamento de seção em controle de largura de faixa de plantio é essencial, uma vez que esse modelo impede que as sementes sejam aplicadas de forma duplicada. O que resulta no aumento da produtividade da lavoura, já que a área é melhor utilizada.
Quer entender um pouco mais sobre esse sistema e seus benefícios? Então continue acompanhando esse artigo!
O espaço entre as sementes durante o plantio é fundamental para o bom crescimento da cultura. Na falta dessa lacuna, as plantas competem entre si, principalmente em épocas chuvosas nas quais aumentam a oferta de nutrientes do solo.
Nesse sentido, o controle de largura de faixa de plantio é uma prática bastante eficaz, pois trata-se da disposição das culturas em faixas de largura variável, dividindo-as em seções. As quais podem ser paralelas em determinada área ou podem se intercruzar em outras zonas.
No caso, a cada determinado período de tempo, é realizado o cultivo de plantas que oferecem pouca proteção ao solo com outras de crescimento denso, resultando na conservação da terra.
Essa é uma prática considerada complexa, pois combina o plantio em contorno, a rotação de cultura e as plantas de cobertura.
Como vimos anteriormente, no momento do plantio, cada metro quadrado de terra deve ser aproveitado de forma adequada. Essa forma eficiente de distribuir o espaço vai depender muito do tipo de tecnologia empregada nas máquinas que realizam a semeadura.
Aquelas que contam com o sistema de desligamento de seção são as mais competentes, pois funcionam por meio de sensores que gerenciam de forma inteligente a área a ser plantada.
Quando o equipamento, que está configurado com o referido sistema, passa por uma área onde já foram aplicadas as sementes, ele automaticamente realiza o desligamento e volta a funcionar quando identifica um local que ainda não foi semeado.
A redução de custos é um dos benefícios mais preponderantes, uma vez que o sistema de desligamento evita o duplo plantio em cabeceiras e arremates, gerando economia de sementes desperdiçadas.
Outra vantagem do sistema é o controle de seções e aração, com ele é possível gerenciar a distribuição de sementes de até 16 linhas de plantio. Isso otimiza a gestão operacional da propriedade, uma vez que exige menos tempo e mão de obra para dar conta da plantação. A rentabilidade é garantida!
Funciona por meio de embreagens pneumáticas instaladas na plantadora que controla a largura da faixa de plantio, eliminando a sobreposição em bordaduras e arremates.
O sistema gerencia individualmente as linhas de plantação e controla até 48 seções. Seu funcionamento faz ativação e desativação instantânea sem atrasar a ação da embreagem. Além disso, pode ser usado com os monitores CFX-750, FmX e TMX2050 para interface com usuário.
Utilizando em embreagens elétricas, esse sistema faz controle de até 4 seções de plantio, abrangendo até 16 linhas de plantação.
Ele é de fácil e rápida instalação e pode ser acoplado na grande maioria das plantadoras. Assim como o Tru Count Pneumático, o sistema elétrico elimina o plantio duplo e pode ser usado com os monitores CFX-750, FmX e TMX2050.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre o sistema de desligamento de seção para controle da largura de faixa de plantio? É sempre bom conhecer novas maneiras de otimizar o trabalho, não é mesmo?! Por isso, não deixe de conferir nosso post sobre
os sistemas de piloto automático em tratores. Estes permitem, dentre outros aspectos, que o operador fique livre para acompanhar as condições do equipamento e encontrar formas de aumentar rendimento agrícola.