Os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), também conhecidos como drones, são equipamentos essenciais na agricultura no processo de extração de informações. A agricultura de precisão já é uma realidade e a utilização de drones pode trazer grandes benefícios ao produtor rural, sendo acessível, simples de usar e eficiente.
Com os drones, é possível, por exemplo, definir as áreas de interesse, levantar a topografia do terreno, planejar o escoamento da água da chuva, gerar um mapa de saúde da vegetação, realizar amostragem de solo otimizada, realizar o gerenciamento estratégico do plantio, entre diversas outras aplicações.
Os drones tornaram-se uma solução interessante para o produtor rural que busca a redução do custo operacional, o aumento de produtividade e uma maior eficiência no seu plantio.
Para realmente utilizar todo o potencial dos drones, o produtor poderá fazer uso dessa ferramenta em todo o seu processo de plantio. Do início ao fim. No início, o drone pode ser utilizado para otimizar as tarefas, sobrevoando a área de interesse para escolher adequadamente quais propriedades arrendar.
Eles podem ser utilizados, também, para auxiliar o levantamento topográfico do terreno, facilitando o processo de planejamento e projeto do plantio.
Além disso, utilizando os drones para agricultura de precisão, será possível obter indicadores específicos a respeito da saúde do plantio, possibilitando que o produtor consiga identificar anomalias (independentemente de quais sejam), tomar decisões e monitorar com mais rapidez e eficiência os resultados. Isso torna o produtor rural mais produtivo e competitivo em seu mercado.
É possível, por exemplo, detectar as falhas no plantio, as pragas e encontrar soluções para os problemas pontuais na safra, otimizando o tempo e tornando o trabalho rápido e descomplicado.
Existem diversos modelos de drones para a agricultura de precisão no mercado, mas nem todos serão capazes de suprir todas as necessidades do produtor rural. Dessa forma, é interessante procurar por modelos que foram desenvolvidos para suprir especificamente as exigências de cada cultura.
Um dos modelos mais recomendados, principalmente pelo seu custo-benefício, é o eBee Plus RTK/PPK. Ele é considerado uma das soluções mais completas, inovadoras e versáteis para o produtor, já que grande capacidade de cobertura de área. Além disso, possui câmeras de alta tecnologia, tanto no espectro do visível (RGB) quanto multiespectral (otimizadas para aplicação com drones).
Com esse modelo, é possível obter imagens em alta definição, que garantem a sobreposição necessária para a cobertura da área desejada, tendo a informação real sobre o local.
Além disso, o drone é completamente automatizado, podendo realizar um voo e uma aterrissagem de forma automática, facilitando ainda mais todo o processo.
Dessa forma, a agricultura de precisão se torna um processo mais simplificado, tornando possível um real gerenciamento estratégico do plantio, diminuindo o tempo gasto e, principalmente, reduzindo os custos.
Com a utilização dos drones, o produtor rural terá a ferramenta necessária para aumentar a sua produtividade e a eficiência do plantio, tendo a certeza de que todos os recursos estão sendo utilizados da melhor maneira possível.
Você já conhecia a agricultura de precisão com drones? Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Deixe sua mensagem nos comentários e continue acompanhando nosso canal de conteúdo para saber sobre outras soluções tecnológicas para o produtor rural.