O combate das plantas daninhas resistentes na lavoura é um problema muito comum na agricultura, mas a tecnologia tem sido uma grande aliada para o controle e combate desses invasores na produção agrícola.
Um dos fatores que podem ser prejudiciais para a agricultura são as chamadas plantas daninhas. Há muitas delas que são de difícil controle e podem prejudicar o cultivo caso não seja controlado de forma eficaz.
Um exemplo muito conhecido pelo produtor em toda região do Brasil é o capim-amargoso. Um infestante que é considerado um dos piores, se não o principal problema da agricultura brasileira.
O capim-amargoso (digitaria insulais) é uma gramínea que se reproduz por rizomas e sementes e forma touceiras. Apesar de ter um crescimento inicial lento, quando inicia a fase que varia dos 45 aos 105 dias o seu crescimento se torna acelerado. Nesse período apresenta um alto e agressivo índice de desenvolvimento dificultando o seu controle.
O Brasil é um dos países das Américas no qual se tem o maior número de plantas do gênero Digitaria, somando 38 espécies, em específico o capim-amargoso.
Um outro fator agravante é que atualmente ainda notamos o registro de resistência do capim- amargoso no Brasil. No entanto esses registros ainda são pontuais. Em áreas onde não ocorre a resistência, o uso de herbicidas pode ser eficaz se aplicado de forma correta.
Segundo estudo realizado pela Embrapa, foram avaliadas lavouras de soja com infestações de pragas daninhas como o capim-amargoso resistentes, constatando que essas lavouras podem sofrer um aumento do custo médio de produção de até 222%. Caso o convívio com as plantas de capim – amargoso permaneça o produtor pode perder até metade da sua produção.
Por ser uma planta daninha de difícil controle ela requer o uso de herbicidas que resolvam de forma rápida e eficaz.
O sensor WeedeSeeker é um forte aliado do produtor para o combate das plantas daninhas resistentes.
Ele é um sistema de pulverização seletiva, com sensores que emitem uma combinação de luzes infravermelhas e vermelhas. Tal iluminação é capaz de refletir e capturar a presença de plantas verdes as quais se diferenciam da cultura instalada.
O sistema é acionado pelo verde da planta e permite a exatidão na aplicação. Os sensores Weedseeker podem ser utilizados em diversas aplicações agrícolas.Podem ser utilizados nas culturas de cana- de- açúcar e de grãos e no controle das plantas daninhas.
Os sensores Weedseeker são eficientes mesmo para as mais resistentes como o capim-amargoso.
Com a tecnologia dos sensores WeedSeeker no cultivo de grãos é possível identificar a saúde da plantação de forma eficaz permitindo que o agricultor tome decisões mais assertivas sobre a quantidade de herbicidas a ser utilizada, ou seja, é possível ter uma economia de até 90% nos gastos com produtos químicos, tornando a operação economicamente viável e obtendo maior controle das plantas daninhas.
Além de não se preocupar mais com o aumento dos custos com o controle do mato, a operação pode ser feita de forma eficaz e segura. Tais práticas aumentam o rendimento, reduz o desperdício e melhora o lucro do produtor.
Saiba mais sobre as soluções que a Vantage Centro Sul |Geo Agri tem para a sua cultura e para o seu negócio. Acompanhe nosso o blog da Vantage Centro Sul | Geo Agri e confira os outros conteúdos.