O uso de sistemas de correção via satélite é utilizado para melhorar a precisão (acurácia), com menor custo nas operações agrícolas para o produtor. A utilização desses sistemas faz com que o produtor tenha um plantio de qualidade, aumentando a produtividade e reduzindo custos. Nesse blog post você irá saber mais sobre os sinais de correção RTX e como utilizá-los de forma correta.
Antes de falar do GPS especificamente precisamos falar um pouco mais sobre o sistema GNSS.
O GNSS (Global Navigation Satellite System) é o nome dado para os sistemas de satélites que permitem que equipamentos forneçam, através da indicação de coordenadas, a localização de determinado ponto na superfície terrestre.
Esse sistema é composto de diversos satélites, sendo eles: GPS (americano), GLONASS (russo), GALILEO (europeu), BeiDou (chinês) e o QZSS (japonês), além das redes de aumento, chamados de SBAS, que são os grupos de satélites geoestacionários localizado sobre alguns continentes. Dentre elas temos a WASS (americano) e a EGNOS (europeia).
Esses satélites possuem relógios muito precisos e sua hora e posição de coordenadas são enviadas aos receptores.
Pensando na Agricultura de Precisão, as máquinas agrícolas são equipadas com receptores como por exemplo o NAV-900. O Sinal de GNSS é recebido pelo receptor e utilizado pelo Piloto Automático para operar o trator de forma mais precisa nas linhas de plantio.
O sinal de GPS natural contém uma série de erros tanto naturais como aleatórios, que ocorrem por diversas causas, como por exemplo erros de órbita, erros de propagação, influências de atmosfera (ionosfera) e receptor.
O sistema de correção é uma das maneiras de se obter mais precisão e corrigir os erros do GPS.
O GPS passou a ser bastante utilizado na Agricultura de Precisão, com alta precisão e tecnologia dos receptores. Porém alguns erros fazem parte do sistema e podem variar de acordo com a função do receptor utilizado e o posicionamento.
Para corrigir o erro do GPS temos duas saídas: a primeira é a utilização de uma base de referência RTK e a outra a correção via satélite.
O sistema de correção RTK (Real Time Kinematic), é um sistema de posicionamento em tempo real, onde é utilizado com o piloto automático para as atividades de plantio.
O RTK proporciona ampla tecnologia de navegação por satélite reduzindo em milímetros a margem dos erros do GPS.
O sistema oferece essa precisão subcentimétrica através da necessidade de se utilizar dois receptores GPS em simultânea operação, onde um será a base e o outro receberá os dados via rádio, o que chamamos de receptor Rover.Com os dados ele utiliza a posição para fazer a correção.
O sistema de correção via satélite possui diversas bases de referências de todo globo terrestre e envia os sinais para uma central. O sistema de correção RTX é um dos sistemas de precisão mais precisa do mercado.
A correção RTX alcança uma precisão de 2,5 cm em tempo real entre passadas. O serviço também conta com a recepção de sinais de satélites GPS e GLONASS durante o período da assinatura, o que permite aumento da disponibilidade de sinal e horário de funcionamento.
Dessa maneira o sistema RTX proporciona mais tempo de atividade sem interrupção. Além disso, o sistema permite que você ligue o trator e recomece sua atividade de onde parou no dia anterior, ligando o GPS no lugar em que foi desligado.
O sistema Center Point RTX da Trimble é um sistema que vale muito a pena economicamente para o produtor.
O sistema é dependente de uma assinatura, que se você fizer a conta e diluir o custo pela correção de acordo com a quantidade de hectares que o trator irá plantar o produtor nota o quanto compensa.
Por fim, depois de você saber as diferenças, o que é o GPS e como utilizar os sinais de navegação e correção, separamos três valiosas dicas para você ter um plantio de qualidade. Veja a seguir:
Utilize o sistema RTX
O sistema de correção RTX garante maior economia no plantio, oferecendo qualidade e eficácia no plantio.
Para quem já utiliza o RTX, não fazer o ajuste de linha.
Se você já utiliza o Center Point RTX o recomendado é não realizar o ajuste de linha. Não é recomendado puxar a linha enquanto o sistema está convergindo. Se você puxar a linha sem o sinal convergido, você insere um erro no sistema. Então, não é recomendado fazer o ajuste de linha.
Calibração
A calibração do sistema é fundamental. Se você está utilizando o sistema é preciso fazer a calibração do sistema para ter o resultado satisfatório.
Agora que você já sabe sobre como utilizar os sistemas de correção você pode utilizar o RTK e o RTX aproveitando todos os recursos para você ter um plantio eficiente.
Se você ficou com alguma dúvida fale com a gente ou se quiser solicitar uma demonstração contate nossos profissionais que irão direcionar a melhor solução para a sua necessidade.